terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Aparelhos estéticos: tirando suas dúvidas!

1) Qual a diferença entre o bráquete de porcelana e o de safira?

Mais uma pergunta que eu sempre recebo:
“Qual a diferença entre a porcelana e a safira, do ponto de vista estético?”
Bem, em vez de ficar explicando resolvi fotografar duas clientes minhas, cada uma com um tipo de bracket e mostar aqui para que vocês mesmos possam avaliar.
Os dois aparelhos foram colados recentemente e as fotos foram tiradas logo depois da troca das ligaduras elásticas. Sem maquiagem ou photoshop, por isso acho que correspondem à realidade.
A imagem de cima é do aparelho de porcelana e a de baixo do aparelho de Safira.
Observem que nos dois casos estou usando arcos estéticos (que foram colocados no momento da foto). No de porcelana temos a real percepção da cor do braquete (branca), enquanto que no braquete de safira percebemos sua transparência.
2) Bráquetes de safira realmente existem?
Tenho ouvido falar sobre esta polêmica com certa frequência ultimamente.
Afinal de contas o bracket é realmente de safira ou é apenas mais um brackets de porcelana?
Na verdade a safira é uma porcelana monocristalina enquanto que os brackets ditos de porcelana são feitos com porcelana policristalina.
A diferença está na forma como os brackets são produzidos.
A porcelana policristalina é produzida a partir da precipitação de partículas de óxido de alumínio e passa por um processo de acabamento em que é aquecida e cortada o que pode levar à falhas na estrutura do bracket.
A porcelana monocristalina (safira) é produzida pela fundição das partículas de óxido de alumínio a temperaturas altíssimas seguida de um resfriamento controlado que evita falhas na cristalização.
Então esta peça, que tem uma estrutura molecular muito parecida com a da safira natural (daí o nome) é recortada no tamanho e formato dos brackets originando peças mais resistentes e translúcidas.
Concluindo: O nome “safira” é usado para identificar brackets produzidos com porcelana monocristalina enquanto que o nome “porcelana” é usado para os brackets de porcelana policristalina.
Mas, apesar da porcelana ser um material de ótima qualidade, a safira ainda é superior em termos de estética, atrito e resistência.

3) Aparelhos estéticos amarelam?

Essa é uma pergunta que recebo quase que semanalmente e por isso resolvi esclarecer aqui no blog:
Os brackets de cerâmica ou porcelana, assim como os de safira nunca sofrem alteração de cor mesmo que se tome muito café ou em fumantes.
Mesmo o policarbonato que é um material mais poroso e por isso mesmo mais sujeito às alterações de cor, não se pigmenta facilmente.
O que acontece quando vemos uma pessoa com este tipo de aparelho muito amarelado ou escurecido, é na grande maioria das vezes a alteração nas ligaduras elásticas.
As borrachinhas do aparelho pigmentam muito facilmente por serem transparentes.
Nestes casos não há muito o que fazer a não ser voltar mais cedo ao ortodontista e trocar tudo. O que é um procedimento bastante simples.
Por isso, se estiver pensando em usar um aparelho estético, certifique-se com o seu ortodontista se você poderá trocar as ligaduras sempre que precisar por motivos estéticos.
Aparelho estético não combina com consultas mensais.
Além disso, fazer bochechos e escovar os dentes logo depois daquele cafezinho, molho de tomate ou açaí pode reduzir sensivelmente o escurecimento das ligaduras.

Espero ter ajudado.
Dr. Aníbal Ribeiro.

2 comentários:

Jaqueline disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Alm disse...

Boa tarde, qual a diferença do aparelho de safira e o cerâmico? Obrigada

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!