sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Orientações ao pais sobre cuidados com a saúde bucal dos bebês e das crianças.

1) Quando deve ser a primeira visita ao odontopediatra? 
Ao nascimento, na maternidade o recém-nascido deve receber o exame da sua boca pela equipe hospitalar, e logo que possível pelo odontopediatra no consultório. Ao aparecer o primeiro dente de leite ou até o primeiro aniversário de vida, o bebê deve visitar preventivamente o odontopediatra, sendo que as visitas seguintes serão agendadas de acordo com a necessidade de cada bebê. 

2) Porque a escolha de um odontopediatra e não o dentista da família? 
O odontopediatra é o profissional preparado para cuidar de crianças desde cedo, com conhecimento técnico e abordagem psicológica adequada ao atendimento de bebês, crianças e adolescentes. 

3) Qual a finalidade desta visita ao odontopediatra tão cedo? 
É educar e promover a saúde oral da criança. Com o acompanhamento odontológico desde o primeiro ano de vida, o profissional poderá iniciar o acompanhamento da erupção dos dentes e do crescimento e desenvolvimento das arcadas. Assim, poderá prevenir:  erosão dental: desgaste acentuado do dente;  cárie dental: doença no dente;  doença periodontal: na fase incial (gengivite) com a doença na gengiva, e na fase mais severa (periodontite) com doença nos outros tecidos que suportam os dentes;  oclusopatias: alteração no encaixe dos dentes e/ou arcadas;  traumatismos orais: quedas e batidas na boca. Com as visitas regulares cria-se um vínculo de confiança entre a família, o profissional e a criança, tão importante para o sucesso das ações odontológicas preventivas. 

4) O aleitamento materno é importante para a saúde oral? 
Sim. O leite materno é o alimento completo que contém todas as substâncias necessárias ao desenvolvimento do bebê, porque favorece o crescimento, protege contra a maioria das infecções e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. Além disso, amamentar estimula o correto crescimento e desenvolvimento orofacial, contribuindo para a evolução natural da sucção, deglutição, respiração, mastigação e fala. 

5) Devo começar a limpar a boca antes de aparecerem os dentes de leite? 
No bebê com exclusivo aleitamento materno e sem a presença de dentes não é necessário fazer a limpeza, porque o leite materno protege toda a cavidade oral. 

6) Quando deve aparecer o primeiro dente de leite na boca? 
O surgimento dos dentes de leite normalmente inicia entre o sexto e oitavo mês de vida, mas alguns bebês podem adiantar ou atrasar a erupção de forma fisiológica. Alguns bebês podem já nascer com dente, ou mesmo surgir dentes nos primeiros vinte e oito dias de vida. São os chamados dentes natais e neonatais, respectivamente. Nestes casos, o exame e a radiografia odontológica são fundamentais para a avaliação da manutenção ou remoção do dente. Os vinte dentes de leite devem estar presentes na boca até por volta dos 2 anos de idade. 

7) Quando devo começar a higiene oral do bebê? 
A higiene oral deve começar com o aparecimento do primeiro dente de leite. 

8) Como devo fazer a higiene oral? 
A limpeza dos dentes, gengiva e da língua deve ser feita seguindo as orientações do odontopediatra, sempre com os movimentos da escova de maneira delicada e sem pressa. Atenção na hora de escolher a escova infantil. O tamanho da cabeça da escova deve ser proporcional a boca do bebê (ou criança,) e com as cerdas extramacias ou macias. 

9) Qual a pasta de dentes que devo utilizar? 
A presença de flúor na saliva é muito importante para a prevenção da cárie dentária. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde (Guia de Recomendações para o Uso de Fluoretos no Brasil, 2009) é do uso de pequena quantidade de pasta de dentes infantil fluoretada, com concentração de flúor em torno de 1100 PPM. Como medida de segurança, a Associação Brasileira de Odontopediatria (Manual de Referência, 2013), recomenda o uso de pastas de dentes em bebês e crianças, que não sabem cuspir, na quantidade equivalente a um grão de arroz (0,1g); e, nos que sabem cuspir a quantidade equivalente a um grão de ervilha (0,3g). Veja foto abaixo. Escova rosa: bebês e crianças que não sabem cuspir: grão de arroz (0,1g) Escova azul: crianças que sabem cuspir: grão de ervilha (0,3g) Caso a criança faça a escovação apenas como motivação antes ou após a realizada pelos pais, não deve-se usar a pasta de dentes, para que não haja uma dose maior da quantidade de segurança recomendada pela ABO (acima). Pasta de dentes não é comida, mas um produto de higiene pessoal. Logo, os adultos devem se responsabilizar pela quantidade a ser colocada na escova e ensinar a criança a cuspir desde a infância. 

10) Precisa usar o fio dental? 
A maioria dos bebês e crianças possui os dentes de leite bem separados. Porém, quando os dentes forem muito juntos deve-se usar o fio dental para realizar a limpeza adequadamente, já que neste local as cerdas da escova não conseguem alcançar. 

11) Quando devemos fazer a higiene oral dos bebês e crianças? 
A higiene oral com pasta de dentes fluoretada nos bebês e crianças deve ser realizada duas vezes aos: após o café da manhã e na última refeição antes de dormir a noite. 

12)A criança pode escovar seus dentes sozinha? 
Até os seis anos de idade recomenda-se que a higiene oral seja realizada pelo responsável. A partir desta idade, a criança pode (fazer) escovar sozinha, porém sempre com a supervisão de um adulto. Lembre-se que as crianças devem permanecer no banheiro sempre com a presença de um adulto afim de evitar alguns acidentes como quedas e afogamentos, ou ainda a ingestão de produtos em excesso como pasta de dentes e/ou líquidos para bochechos. 



Por Dóris Rocha Ruiz Coordenadora para assuntos de orientação aos pais.
Fonte: http://abodontopediatria.org.br/orientacoes_aos_pais_sobre_cuidados_com_a_saude_bucal_do_bebe_e_da_criancas.pdf



Agendamentos disponíveis para o mês de fevereiro através do telefone (81) 3088-8482.

Nenhum comentário:

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!