terça-feira, 28 de maio de 2013

Odontologia Empresarial no contexto de "novo mundo".

O dia a dia do dentista moderno o obriga a administrar de forma mais efetiva sua vida profissional e pessoal.



Cirurgias, visitas, emergências, consultas, exames, filhos, casa e ainda há o consultório para gerenciar. Em cada situação prática assume-se um papel diferente, com relacionamentos profissionais distintos, como clínico e como empresário.
E o paciente, ou melhor, consumidor, através do uso da tecnologia, tem cada vez mais acesso a informações, além de ser crítico e exigente quanto ao atendimento que recebe na clínica. Torna-se fundamental que a clínica esteja sempre em busca da diferenciação no mercado.
Assim, para que se tenha sucesso empresarial, a concepção adequada da empresa, a organização de atividades e o aumento de produtividade passam a ser um desafio tão importante quanto o adequado procedimento clínico. Esta é a realidade do mercado: a excelência clínica não equivale diretamente ao bom desempenho empresarial.
A função da empresa na área de saúde é, entre outras, fornecer uma série de atrativos (estacionamento, recepção confortável, bom atendimento, organização, rapidez e capacidade clínica) que façam o consumidor escolhe-la, ao invés dos concorrentes.
Porém, o profissional está atendendo estas expectativas vitais para o sucesso? Vemos inúmeros casos onde o dentista não atende o paciente como cliente; chega com pressa na clínica ou ainda não possui quase nenhum contato com sua equipe.

Foco no consumidor
Uma das grandes necessidades da empresa em Odontologia é orientar seus esforços para a prestação de serviços. O paciente precisa, muitas vezes, de soluções simples, baseadas em sinais pouco “tecnológicos”, como maior atenção, atendimento mais humanizado, seriedade e segurança.
Esta é a magia da prestação de serviço. Começamos a conquistar nosso cliente a partir do momento em que ele entra em contato com nosso negócio. Mas, de nada adianta se você não estabelecer uma estratégia de comunicação que deve perdurar por muitos anos. Por isso, dê atenção aos detalhes que transmitem segurança e que têm grande impacto sobre o consumidor: sorriso, atenção, cordialidade, segurança, conforto, etc.

Avalie-se!
Este processo de mudança como empreendedor é gradativo e depende do envolvimento do líder (você) e de uma nova concepção do negócio. Qualquer clínica precisa das metas e da orientação diária de seus líderes para poder crescer de forma ordenada. Caso contrário, para onde as empresas iriam? Ficariam à deriva, à mercê do mercado.

Organize-se!
Para alterar sua forma de conduta é necessário avaliar e estruturar suas necessidades e ações. Não faça muitas mudanças ao mesmo tempo e, neste caso, a palavra-chave é: priorizar.
Avalie sua situação empresarial e, ao identificar pontos de melhoria, estabeleça uma sequência coerente de ações, tendo sempre em mente o que o consumidor mais precisa. Logicamente, considere também o capital que pode usar.

Você é sua melhor ferramenta
O marketing (ciência que aborda as relações de mercado) o ajudará a avaliar, estruturar, programar e mensurar ações voltadas ao crescimento da clínica, mas sempre como suporte às suas ideias e ações.
Utilize-o de forma consciente e objetiva e, desta forma, a evolução gradual será inevitavelmente percebida em sua empresa.

Por:

Zilson Magalhães Malheiros
Graduado em Odontologia – USP/SP. Mestre em Odontologia Social – Disciplina de Gestão de Consultório. Especialista em Marketing. Consultor em Marketing da ffo-fundecto/USP.

Marcelo Ramos
Graduado em Odontologia – USP/SP. Pós-graduado em Marketing e Comunicação – ESPM/SP. Atuação em consultoria e gerência em empresas do setor odontológico. Experiência de consultoria em gestão e comunicação.

Letícia Mello Bezinelli
Graduada em Odontologia – USP/SP. Mestre em Odontologia Social – Disciplina de Gestão de Consultório. Especialista em Administração – FIA/USP. MBA Gestão Empresarial – FIA/USP. Consultora em marketing e relações empresariais – ffo-fundecto.




Nenhum comentário:

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!