terça-feira, 26 de junho de 2012

Ortodontia

"É a especialidade da odontologia com a função de corrigir a posição dos dentes e/ou ossos maxilares (maxila/mandíbula) quando esses se encontram com forma ou relação inadequada.
Através da ortodontia podemos devolver ao paciente:
- espaços adequados para reabilitação quando o caso envolve perda dos dentes;
- melhor estética e higienização através do alinhamento e nivelamento dos dentes;
- oclusão balanceada para prevenir ou melhorar problemas na ATM (dores de cabeça ou na face);
- recessões por contatos inadequados;
- correção de hábitos que prejudicam o desenvolvimento da oclusão.
Independente da idade, cedo ou tarde, se você tem algum problema como citado acima e quer corrigir esteticamente seus dentes procure um especialista e tire suas dúvidas. Afinal nosso prazer em sorrir é tudo!"

Dr. Aníbal Ribeiro
CRO - PE 8295 
Pós graduado em Ortodontia
Credenciado no sistema de aparelhos invisíveis Essix - Dentsply

Com qual idade devo usar o aparelho?
Não existe idade certa, assim que algum problema nas arcadas for diagnosticado, o tratamento deve ser iniciado, podendo ser do tipo preventivo, interceptativo ou corretivo.

Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: fixos e removíveis.
Aparelhos fixos são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento; são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente. Os aparelhos fixos podem ser metálicos ou os chamados estéticos de porcelana ou safira.
Aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias, ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).

Qual o tempo do tratamento?
Prever o tempo de um tratamento ortodôntico é difícil, pois este depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente. Um tempo médio é de vinte e quatro a trinta meses de tratamento ativo.

Posso sentir dor no tratamento?
Sim, o tratamento ortodôntico, no início, causa uma certa sensibilidade, principalmente na fase de colocação do aparelho. Após essa fase, existirá algum desconforto para o paciente cerca de 24 a 48 horas após os ajustes praticados pelo ortodontista. Quando o tratamento é bem planejado e executado por profissional qualificado, não existem riscos maiores ao paciente, desde que este siga todas as instruções dadas, principalmente quanto ao aspecto de higiene bucal, pois os detritos podem causar problemas gengivais, periodontais, manchas brancas ou mesmo cáries dentárias.

Quais fatores que levam ao uso de aparelhos ortodônticos?
Apesar do problema genético ser um dos fatores do aparecimento da má oclusão nos filhos, outros fatores podem levar a tratamento ortodôntico, como respiração bucal, sucção prolongada de dedo ou chupeta, deglutição atípica e anomalias dentais.

É necessário a extração dos dentes sisos?
A extração de dentes permanentes faz-se necessária em alguns casos, principalmente naqueles em que há falta de espaço para a acomodação de todos os dentes no arco. O resultado deve ser um perfil harmonioso, agradável, com lábios contactados, sem esforço muscular e com perfeita harmonia dentária.

O que são aparelhos fixos com braquetes autoligados?
São aqueles que não necessitam de ligaduras elásticas, ou metálicas. As peças possuem um dispositivo próprio para prender ao arco.

Qual a vantagem desse tipo de braquetes?
Por não usar ligaduras elásticas, ele diminui o atrito e também o acumulo de placa. O mecanismo é capaz de diminuir o número de consultas uma vez que deve ser deixado o aparelho trabalhar de forma mais contínua, aumentando assim o tempo entre as consultas.

O que é Essix?
É um aparelho invisível que possui uma serie de alinhadores transparentes e removíveis, para gradualmente alinhar dentes sem metal ou fios.

Como funciona Essix?
O tratamento e planejado desde a posição inicial ate a final para que a serie de alinhadores seja programada. Cada alinhador move gradualmente os dentes e depois é substituído pelo próximo da serie ate a posição final ser alcançada.

Quais os benefícios desse aparelho?
Ele é praticamente invisível, removível, confortável, e permite ver a finalização do tratamento no ato do diagnostico, inclusive pelo paciente.

Qualquer ortodontista faz uso do Essix?
O mais adequado é que o ortodontista tenha realizado um treinamento específico e possua o certificado da Invisalign.

O que são braquetes autoligados?
São aqueles que não necessitam de ligaduras elásticas, ou metálicas. As peças possuem um dispositivo próprio para se prenderem ao arco.

Qual a vantagem desse tipo de aparelho?
Por não usar ligaduras elásticas, ele diminui o atrito e também o acúmulo de placa. Alem de seu mecanismo diminuir o numero de consultas uma vez que deve ser deixado o aparelho trabalhar de forma mais contínua, aumentando assim o tempo entre as mesmas.


Av. Eng. Domingos Ferreira, Emp. Santa Sicília, 2215, Sl. 204, Boa Viagem, Recife-PE. (81) 3088-8482
anibalribeiro@ortodontista.com.br
www.anibalribeiro.com

Nenhum comentário:

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!