sábado, 14 de janeiro de 2012

Sorriso perfeito é sinônimo de saúde e bem-estar

Mais do que simplesmente atender a vaidade, um sorriso perfeito rejuvenesce, influencia o sucesso e até reduz chances de morte prematura.



É o que comprovam pesquisas recentes, como a publicada na revista PsychologyandAging, onde 154 homens e mulheres atribuíram idades menores às reais para as pessoas que estavam sorrindo em cerca de mil retratos.
Outro estudo do King’sCollege, em Londres, mostra que um grupo com cerca de cem voluntários avaliou os mesmos indivíduos de forma desfavorável quando eles foram representados em fotografias com os dentes cariados ou manchados. As pessoas com sinais visíveis de deterioração dentária foram qualificadas de menos inteligentes, menos populares e menos ajustadas. Já as que tinham dentes clareados foram avaliadas como mais atraentes e bem-sucedidas.
Uma terceira pesquisa feita pela UniversityCollegeof London confirmou que pessoas felizes e positivas vivem mais. Quatro mil pessoas entre 52 e 79 anos foram acompanhadas durante cinco anos e a conclusão é de que as de bem com a vida têm 35% menos chances de morte prematura.
Diante destas constatações, a boa notícia é que o mercado disponibiliza vários tipos de clareadores, resinas e facetas que permitem a qualquer pessoa exibir um sorriso bonito e uniforme. Alguns exemplos:

Resinas
“As resinas compostas estão entre os materiais mais utilizados nas restaurações estéticas. Com elas, é possível simular os dentes naturais, copiando a forma, a translucidez, a textura e as cores, sem comprometer a resistência e a função. E o melhor com segurança e durabilidade”, diz o dentista Américo Mendes, mestre e doutor em Dentística pela Universidade de São Paulo (USP).
Feitas geralmente em uma única sessão clínica, as resinas compostas podem ser utilizadas tanto em dentes anteriores (incisivos e caninos) como em dentes posteriores (pré-molares e molares). Devolvem a cor nos casos de cáries, de fraturas dentais, de restaurações antigas com infiltração, de dentes escurecidos após tratamento de canal ou que nasceram com alguma diferença no aspecto, e até na troca de restaurações amálgama (cinzas) por claras. Este material é versátil, pois atende qualquer nível de coloração e permite alcançar a igualdade com a estética dos dentes naturais, ao exemplo da resina Opallis (FGM Produtos Odontológicos) que possui cores específicas para cada caso.
“Enfim, traz de volta um sorriso harmonioso e perfeitamente estético, solucionando diversos problemas dentais”, relata Mendes.

Facetas de Porcelana
Segundo o Dr. Mauro Piragibe Jr, especialista em prótese dentária e consultor da ABO (Associação Brasileira de Odontologia), as facetas são indicadas para dentes com manchas severas que não podem ser resolvidas pelo clareamento e também nos casos chamados de reanatomização estética, que é quando o paciente não gosta do formato dos dentes, quer aumentá-los ou deseja fechar o espaço entre eles.
Uma novidade são as facetas lentes de contato, que tem o diferencial de serem extremamente finas (cerca de 0,3 mm). “A grande vantagem do uso deste tipo de faceta é não desgastar os dentes. Já nas facetas tradicionais é necessário realizar um pequeno desgaste na superfície dentária para encaixar a porcelana.”, informa Piragibe.

Clareamento Dental
“O sucesso da terapia clareadora está diretamente relacionado com a seleção e execução de uma técnica que se enquadre no correto diagnóstico de alteração de cor”, afirma Luis Gustavo Barrotte Albino, professor do Departamento de Dentística Operatória da Universidade Guarulhos (UnG).
O especialista ressalta que há três tipos de clareamento: o caseiro, o feito no consultório e o misto, resultante da somatória – clareamento caseiro mais consultório. “Independente da técnica escolhida, o dentista é o profissional de saúde designado para examinar, avaliar, diagnosticar e aconselhar o paciente na definição do método mais adequado”.

Visita periódica ao dentista
Um sorriso bonito é construído também com visitas regulares ao dentista. “A periodicidade das consultas pode variar de acordo com a idade e o risco de cada pessoa às doenças bucais, e é geralmente estabelecida junto com o profissional”, afirma Constanza Odebrecht, consultora técnica da FGM Produtos Odontológicos e professora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Constanza diz que com as consultas, é possível evitar o aparecimento de cárie, doenças gengivais, câncer bucal, problemas oclusais (mordida) causados pelo apertamento dental, bruxismo (ranger os dentes) e a perda de dentes que não foram substituídos por próteses ou implantes.
“Com esta prevenção de doenças bucais ocorre uma melhor estética, já que nas consultas periódicas são realizadas profilaxias para remoção de manchas, remoção de tártaro, trocas de restaurações manchadas ou desgastadas, clareamento dental, além da orientação de higiene e dieta que podem estar relacionados com mau hálito. São vários procedimentos que colaboram para exibição de um sorriso perfeito”, conclui a especialista.

Fonte: Assessoria de Imprensa FGM

Nenhum comentário:

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!