segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Frenectomia Labial Superior: qual a idade mínima para ser realizada?

                Trata-se da remoção cirúrgica do freio labial. Só cabe ao cirurgião dentista diagnosticar quando deve-se fazer a remoção cirúrgica.
                 Mum (1953) e Thoma – acreditam que o momento para realizar a frenectomia é após o irrompimento dos incisivos laterais permanentes, onde através das forças naturais tivessem tido tempo para tentar o fechamento do espaço existente.
                 De acordo com Fonseca (1970) é indicado nos casos relacionados a:
  • Tratamento Ortodôntico, Protético ou Periodontal.
Ortodontico: O autor julga que se deva executar a frenectomia com papilectomias aos 8 anos de idade quando os incisivos laterais já erupcionaram, e não ocorreu a regressão natural do freio labial.
Protético: Quando o diastema dos incisivos centrais, promove trauma mastigatório com irritação constante favorecendo o surgimento de aftas, e apresentando problemas que dificultam a sucção dos alimentos, a fonação e a adaptação de prótese total.
Shirazy (1938), é de opinião que o tratamento ideal consiste em corrigir-se o diastema por meios ortodônticos, e através da cirugia reposicionar-se o freio, ainda quando as aplicações ortodônticas estão em posição.

Nossa visão:

Ainda não há uma revisão sistemática que comprove a idade exata para remoção do freio labial superior. Ainda assim, parece ser mais prudente aguardar a erupção dos caninos para que sejam avaliados desenvolvimento ósseos e suas relações basais, bem como influencia do freio em possíveis diastemas. 

Dr. Aníbal Ribeiro.


2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Obrigada pelas informações sobre frenectomia labial e lingual. Obrigada!

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!