domingo, 19 de dezembro de 2010

Uso do aparelho ortodôntico

Como o aparelho fixo funciona?
O aparelho fixo movimenta os dentes pela aplicação de força. A peça que é colada no dente é chamada de bracket, é ele que permite que o ortodontista aplique uma determinada força nos dentes através dos arcos e acessórios. O arco é aquele fio metálico que passa pelos brackets e é o principal responsável pela movimentação dentária. Os arcos podem ter calibres diferentes e ser de ligas metálicas diferentes também, dependendo da função. As ligaduras são aquelas borrachinhas coloridas que servem para fixar o arco aos brackets que por sua vez estão colados nos dentes. É assim que o arco movimenta os dentes. Usando acessórios (molas e elásticos) e dobras no arco, o ortodontista consegue fazer com que os dentes se movimentem, corrigindo os problemas estéticos e funcionais da boca.
Como os brackets são colados nos dentes?
Eles são colados com um material muito parecido com aquele usado para fazer restaurações da cor dos dentes: a Resina Composta. E a colagem não causa nenhum dano ao esmalte dos dentes.
Manchas ou cárie nos dentes
Os problemas com manchas ou cáries entre os usuários de aparelhos ortodônticos só ocorrem nos pacientes que negligenciam a higiene bucal durante o tratamento. Todos os pacientes recebem instruções sobre como fazer a limpeza dos dentes e do aparelho e orientação para manter uma alimentação adequada durante o uso dos aparelhos.
É importante continuar a visita ao dentista clínico para realizar profilaxia durante o tratamento ortodôntico.
A alimentação com uso dos aparelhos ortodônticos

A ingestão de alguns alimentos também devem ser restritos durante o tratamento ortodôntico.
Recomenda-se evitar refrigerantes, champanhes e vinhos, pois eles oxidam as peças do aparelho e também, dos alimentos duros, como pipoca, gelo, amendoim e alimentos com pedaços de ossos, além dos grudentos (chicletes, balas e caramelos), e se estende até mesmo a certos tipos de frutas, como maçã e pêra (estes alimentos devem ser cortados em pedaços, pois o impacto da mordida pode danificar o aparelho fixo).

Marque já sua consulta! (81) 3088-8482
 









Se todos os poetas morressem de amor, não haveria mais poesia. (Aníbal Ribeiro )

Nenhum comentário:

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!