sábado, 4 de dezembro de 2010

Diabetes e Odontologia

O diabetes requer um tratamento cuidadoso. Pessoas diabéticas que não se tratam ou tem um deficiente controle glicêmico estão mais propensos a terem problemas odontológicos, podendo sofrer periodontites graves, com formação de abcessos periodontais, gengivas inflamadas e doloridas e hemorragias, ficando também expostas ao tártaro, placa bacteriana, traumas causados por restaurações falhas, cáries e demais doenças bucais.

Quantas coisas para quem nem pode consumir o eterno vilão: o açúcar. Não se preocupe que iremos esclarecer e você vai compreender a importância do controle glicêmico.

Devido à redução de saliva (xerostomia), que é importante na prevenção à cárie, o diabético fica predisposto à cáries agudas e conseqϋente perda de dentes. Já nos jovens diabéticos mal tratados há, freqϋentemente, destruição extensa dos tecidos de sustentação dos dentes (periodonto).

O maior risco, ainda, do diabetes mal tratado, é a cirurgia. O diabético não deve submeter-se a procedimemtos de cirurgia bucal sem o acompanhamento médico, pois devido à maior demora na cicratização necessita de alguns cuidados nos procedimentos cirúrgicos, inclusive em extrações de dentes, já que podem ocorrer complicações no processo de reparo das feridas.

Tudo isto que expusemos já é um ótimo motivo para que o diabético cuide bem de ua saúde bucal e faça um controle glicêmico eficiente.

Os diabéticos adultos jovens com índices controlados respondem bem ao tratamento periodontal, possibilitando a eliminação da doença gengival e periodontal, podendo até diminuir insulina necessária para controlar o diabetes.

Além de controlar a glicêmia, o diabético deve visitar o dentista com freqϋência! 


Nenhum comentário:

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!