sábado, 4 de dezembro de 2010

Adenóides e Saúde Bucal

A respiração correta é muito importante para a nossa saúde bucal! Quando vamos ao dentista, principalmente para tratamento ortodôntico, ele nos solicita que façamos uma visita ao otorrinolaringologista para uma avaliação das adenóides.

Ficamos então curiosos: aonde está a tal adenóide? O que é? Dá para ver na radiografia? Vai precisar operar?

Adenóide nada mais é do que uma amígdala (aglomerado de tecido linfóide que produz anticorpos) e é responsável pela primeira defesa de nosso organismo contra a entrada de bactérias.

Temos três grupos de amígdalas: as palatinas (localizadas próximas da uvula), também conhecida como companhia, as linguais (localizadas na base da língua) e finalmente a adenóide (localizada acima e atrás da Uvula).

As adenóides são constantemente requisitas para a produção de anticorpos para combaterem vírus e bactérias. Quando ocorre um excesso de trabalho, ela aumenta de volume e acaba diminuindo o canal que leva o ar do nariz para os pulmões, obrigando o indivíduo a respirar pela boca.

A respiração bucal provoca a alteração dos arcos dentais, diminuindo seu tamanho e não proporcionando o espaço correto para o posicionamento dos dentes.

Com a respiração bucal, nossa saliva evapora-se e prejudica assim a limpeza garantida pela saliva, fazendo com que o indivíduo fique mais propício à cáries e problemas periodontais.

Se as adenóides estiverem com um aumento de volume, prejudica o sucesso do tratamento ortodôntico e se insistirmos no tratamento, é bem provável que eles em pouco tempo estejam tortos novamente.

Nestes casos, após a avaliação do ortorrinolaringologista, pode ser necessário a cirurgia. É um tratamento simples, com um grande resultado para a saúde geral. Um ar de melhor qualidade ajuda a manter a saúde em dia. 


Marque já sua consulta! (81) 3088-8482
 


Nenhum comentário:

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!