terça-feira, 12 de março de 2013

A desvalorização da Odontologia é reversível?

      Tema bem aplicado pelo blog VIDA DE DENTISTA, retrata várias situações acerda da desvalorização da Odontologia, pondo em evidência a falta de respeito do paciente com o Profissional.

"Chega uma hora em que todo dentista deveria parar pra pensar um pouco mais na Odontologia como uma profissão, que precisa ser enaltecida, e menos como um meio de subsistência. Eu não estudei pra caramba, me formei dentista e gastei uma grana preta pra viver apertado.
Enquanto cada um pensar em si próprio, em pagar as suas contas e ficar feliz ao ver sobrar um caraminguá qualquer no fim do mês estaremos andando a passos largos rumo à uma desvalorização que, confesso, não sei mais se é reversível.
Se você não vive a crise odontológica esse texto não é pra você, mas peço que o leia mesmo assim. O mundo dá muitas voltas e talvez algum dia essas palavras ainda te sirvam pra alguma coisa.
Ontem vi um pequeno desabafo da colega Célia Barral na página DENTISTAS do Facebook, ao qual fui autorizado por ela a reproduzir aqui no VDD.
Célia meteu o dedo na ferida. Sem dó. Como todos deveríamos fazer:



Célia tocou em vários pontos importantes. Mas o principal é: Os pacientes não respeitam mais os dentistas.
Sabe porque ??? Porque nós mesmos não nos respeitamos.
Tratamos nossos colegas de profissão como concorrentes. Enxergamos neles o adversário ao qual temos que vencer afim de “poder saborear um naco de carne podre de uma carniça chamada paciente”. Nos esforçamos mais em cobrir o orçamento alheio do que em mostrar ao nosso “freguês” as nossas qualidades. Da nossa clínica. Da nossa formação. Da nossa experiência. A Odontologia é um negócio para o qual não estamos aptos a cuidar. Não fomos preparados. Nossa formação é miseravelmente falha.
Visualizamos nossos pacientes como cifrões. Cifrões esses que quase nunca vem acompanhados números justos, pois se assim o fizermos, corremos o risco de perdê-los pro colega da esquina. Morremos de medo de dar preço. Temos vergonha de cobrar. Temos vergonha de ter lucro. Muito imbecis, aceitamos subconscientemente o estigma de profissionais que “ganham muito”. Esquecemos com uma facilidade absurda de tudo que gastamos desde a faculdade para oferecer a nossos pacientes um tratamento altamente especializado. Muitas vezes também nos achamos demais. Somos vítimas de nós mesmos. Da nossa arrogância. Da nossa ignorância.
CHEEEEEEEEEEEEEGAAAAAAAAAAAAAAAAA !!!Quer ver como é preciso dar um basta ??? Olhem os prints abaixo.



Não bastasse essa senhora (que nem português sabe direito) questionar o valor do procedimento numa rede social, ela busca ali alguém que o faça por um custo menor. O pior é que ela acha. Algum filho da puta aluno de Odontologia se dispõe a trocar a extração por uma cerveja. BAITA PROFISSIONAIS AS FACULDADES TÃO FORMANDO, HEIN ???
Acha que acabou ??? Então senta !!!
A MESMA senhora que não paga R$150,00 reais pra extrair um dente de seu filho posta logo depois, na mesma rede social, algo que mostra bem que a população em geral não valoriza nem um pouco o cirurgião-dentista.



Desculpa minha senhora … mas isso não foi “presente de Deus” não. Foi fruto do SEU TRABALHO, quem alguém valorizou e pagou por ele, DIFERENTE DO QUE A SENHORA FEZ com a dentista do seu filho.
O ser humano é EXIBICIONISTA. Vaidoso ao extremo. Gosta de mostrar suas conquistas e aquisições. E os dentes, pra nossa infelicidade, estão dentro da boca, muitos deles escondidos, em local pouco útil para os que gostam de ostentar, sendo assim deixados muitas vezes em segundo, terceiro, quarto, quinto planos … sei lá.
Fossem os dentes expostos como são os peitos estaríamos todos ricos.
Não dá mais pra ficar parado vendo o barco afundar. A água tá batendo na bunda e muitos ainda acham bom porque o pescoço ainda tá longe. Que inércia absurda é essa ??? Inércia nossa. Dos órgão e entidades de classe. Será que somos tão inúteis que não conseguimos nos unir em prol do nosso bem estar, DA NOSSA SOBREVIVÊNCIA ??? Até os macacos conseguem. E nós não.
Sei que vários dentistas já se revoltaram. Vários já escreveram sobre o caos que se instalou em nossa profissão. Eu mesmo já o fiz por algumas vezes, e já cogitei até desistir. Chutar o balde.
SÓ QUE EU NÃO POSSO !!! E VOCÊ TAMBÉM NÃO DEVE !!!
A Odontologia é nossa profissão. Depreciar o que é nosso é BURRICE.
Mas se você não é capaz de ajudar, abandone o barco. VAAAAAZAAAAAAAAA !!! Vá fazer outro vestibular, prestar concurso, ou vá pro diabo que te carregue. faça-nos um favor e não venha ser mais uma âncora puxando a profissão pra baixo.
Um aviso aos navegantes naufragados que conseguiram ler até aqui: Só vista a carapuça se ela te servir.
O texto generaliza pois a maioria que conheço precisa de um chacoalhão. A maioria senta em cima do próprio rabo e prefere não fazer nada pois é bem mais cômodo deixar o outro botar a cara à tapa. São atiçadores de uma briga para a qual eles nunca estão disponíveis a lutar. Ficam covardemente em cima do muro.
Quero ouvir sugestões. O Vida de Dentista tem um alcance absurdo e meu desejo com esse post é que seus comentários possam servir como molde para uma profunda transformação na Odontologia Brasileira e principalmente no jeito que o dentista se enxerga e se “vende”. Somos um produto de “prateleira de cima” e estamos expostos lá embaixo pois não soubemos conduzir com sabedoria o crescimento da Odontologia. Faça sua parte você também !!!
Vamos virar esse jogo amigos. Apesar de várias atitudes de colegas, todo o santo dia, me convencerem do contrário, sou otimista, e acho que AINDA DÁ TEMPO de salvar a Odontologia. Tem que dar !!!"









Nenhum comentário:

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!