sexta-feira, 9 de março de 2012

Pesquisa revela a importância de ter um sorriso saudável

Nos dias de hoje, o desejo de parecer mais bonito e apresentável já não são mais considerados atributos estéticos, pelo contrário, são itens básicos para o posicionamento do indivíduo no mercado de trabalho. Uma boca saudável e um sorriso bonito são itens fundamentais para qualquer profissional atuante no mercado de trabalho e, principalmente, aqueles que lidam com o público, como vendedores, atendentes, representantes comerciais, entre outros. “Um sorriso saudável é importante para a conquista de boas colocações profissionais, inclusive, em processos seletivos e entrevistas”, afirma o ortodontista Waldir Langone.

Estudos indicam que a pessoa satisfeita com seu sorriso é também uma pessoa mais feliz e confiante. Só para ter ideia, uma pesquisa realizada na University of Michigan, em novembro de 2011 com 889 pacientes e acompanhantes adultos (46% homens, 54% do sexo feminino, faixa etária, 18-90 anos) avaliou fotos manipuladas de pessoas com dentes tortos e normais. Concluiu-se que pessoas com oclusão normal foram classificadas como mais atraentes, inteligentes, agradáveis e extrovertidas, enquanto pessoas com dentes tortos foram consideradas menos atraentes, inteligentes e extrovertidas.

Os alvos femininos foram avaliados mais positivamente do que alvos do sexo masculino. O público jovem foi mais crítico nas avaliações, se comparados com os entrevistados mais velhos e menos escolarizados. O objetivo desta pesquisa foi investigar como a oclusão ou dentes tortos afetam a percepção do outro que está visualizando o problema e o quanto a inteligência, a personalidade e a forma de interagir em ambientes pessoais e profissionais podem atrapalhar o desempenho do indivíduo quem tem este problema.

Dr. Langone evidenciou o aumento do público adulto em busca da melhora do sorriso, combinado ao uso de aparelhos ortodônticos mais modernos e confortáveis. A busca por tratamentos ortodônticos vêm de uma mudança de conceito e exigência social da estética, aliada à saúde e ao bem estar do indivíduo. Isso inclui o uso de aparelhos ortodônticos imperceptíveis com alinhadores feitos de plástico médico resistente e praticamente invisíveis. “Quando olhamos propagandas em revistas e televisão, a maioria das agências de publicidade mostra o sorriso junto com seu produto, muitas vezes desejando passar a ideia de segurança, saúde, bem estar e conquista. São infinitas as definições sobre o que o sorriso significa e transmite para aquele que recebe a mensagem”, afirma.

Além da mudança de conceito social, a ortodontia evoluiu muito nos últimos anos, principalmente em relação aos tratamentos voltados para atender o público adulto, que é a classe mais atuante no mercado de trabalho. “Como exemplo, temos o sistema Invisalign, composto de uma série de aparelhos transparentes, quase invisíveis, que são removíveis e muito mais confortáveis do que os aparelhos convencionais fixos”. Segundo Langone, muitos pacientes relataram se esquecer que estavam em tratamento ortodôntico, pelo fato do aparelho não interferir na correria do dia-a-dia e por ser muito confortável.

Mais do que irradiar felicidade, a saúde da boca e, consequentemente, o sorriso bonito são sinais de um organismo saudável e uma autoestima acentuada. “Muitas vezes não damos o devido valor ao sorriso, mas ele é o cartão postal de qualquer indivíduo, ajudando em nossas conquistas diárias e nos fazendo viver melhor”, completa.  



Fonte: Dentistry Brasil

Nenhum comentário:

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!