sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Efeitos da coca-cola nos dentes

Existem alguns mitos à volta da questão do efeito da Coca Cola nos dentes, um deles é a célebre experiência de colocar um osso de frango ou um dente num copo com Coca Cola. Após alguns dias, o osso ou o dente estarão desmineralizados. Em parte, o mito é verdadeiro, já que a concentração ácida da Coca Cola é suficiente para promover estragos, mas por outro lado outros fatores não são levados em consideração: a saliva contém minerais (como o cálcio e fósforo) que repõe as perdas minerais normais do esmalte dos dentes.
Mas a Coca Cola pode causar problemas nos dentes:

Erosão dental:

Com um PH bastante ácido (por volta de 2,3) um dos principais problemas causados pela Coca Cola é a erosão dos dentes, através da redução da dureza do esmalte e da dentina logo após o consumo do refrigerante, com aumento da sensibilidade dentária.

Cáries:
Qualquer carboidrato fermentável contido nos alimento interage com as bactérias da placa dentária, gerando um ácido que retira minerais do esmalte dos dentes. Se esse processo de desmineralização não for controlado o dente desenvolverá cáries. A quantidade de açúcar presente na coca cola é de 21 gramas por cada 200 ml da bebida.

Manchas:
Outro mito que circula por aí é o efeito de clareamento dos dentes que o ácido cítrico presente na Coca Cola pode promover. Neste caso, é completamente infundado, já que os pigmentos presentes na coca cola podem causar manchas nos dentes difíceis de remover. Os pequenos microporos criados no esmalte dentário decorrentes do desgaste é que são os responsáveis pelo acumulo destes pigmentos, provocando alterações na tonalidade dos dentes.
O consumo excessivo de Coca Cola também pode causar outros problemas no organismo que vão afetar a saúde oral, como úlceras gástricas, diabetes e outras patologias.



Nenhum comentário:

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!