terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ansiedade x bruxismo

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo mostrou que a ansiedade é uma das principais causas da doença.

 

A mãe de Sabrina, diz que a menina anos costuma ranger os dentes à noite enquanto dorme. “Quando ela está ansiosa com alguma coisa, uma festinha que ela vai, um passeio na escola ela range, raspa um no outro, e faz barulho”, conta.
O bruxismo pode causar desgastes e fraturas, desvios na mordida, fadiga dos chamados músculos mastigatórios e dor. O tratamento para proteger os dentes é o uso da plaquinha de resina de acrílico ou do aparelho. Mais muitos pacientes superam o bruxismo com a acupuntura ou o laser que tem o efeito parecido das agulhas.
“A gente vê que os resultados que se obtêm com as agulhas ou com o laser de baixa intensidade são os mesmos daquela placa que se usa para o relaxamento. E, além disso, a própria acupuntura não trata somente a disfunção do paciente, trata todo o sistêmico”, explica Rodrigo Galo, pesquisador da Universidade de São Paulo.
Principalmente entre crianças e adolescentes, os hábitos exagerados de roer as unhas, morder os objetos, como lápis e caneta, e mascar chiclete são, segundo os médicos, sinais de ansiedade. Ela é considerada hoje pelos dentistas como principal causa do bruxismo.
Os estudos de outra pesquisadora mostraram que o controle da ansiedade reduz o hábito indesejado de apertar ou ranger os dentes. “Ele gera uma hiperatividade nas estruturas musculares que pode causar impacto significativo”, diz Kranya Diaz Serrano, professora da faculdade de odontologia da USP.
Emirene Francisco Pereira, mãe da estudante Milena, afirma que os pais chegavam a acordar com o barulho. “Era bem alto. Ela acordava à noite, pedia pra eu ficar ao lado dela”, conta. Mas tudo isso acabou com as sessões de acupuntura que ela faz há um ano. “Agora durmo a noite inteira, não masco chiclete, e parei de ranger os dentes”, conta Milena Francisco Pereira, 12 anos.

Fonte: Gazeta Web

 

Nenhum comentário:

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!