quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Herpes Simples

Herpes simples é uma infecção causada pelo vírus herpes humano (HSV 1 e 2) que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas especialmente nos lábios e nos genitais, mas que podem surgir em qualquer outra parte do corpo.
A transmissão se dá pelo contato direto das lesões com a pele ou a mucosa de uma pessoa não infectada. O vírus de herpes humano pode permanecer latente no organismo e provocar recidivas de tempos em tempos.
Nas crianças, é causa de lesões dolorosas na boca, às vezes confundidas com aftas, mas que são sinais de uma doença conhecida como estomatite herpética.

Sintomas

A irrupção das lesões cutâneas – pequenas bolhas cheias de líquido claro ou amarelado que formam crostas quando se rompem - é precedida por alguns sintomas locais como coceira, ardor, agulhadas, formigamento e que desaparecem em uma semana aproximadamente.
No caso especifico do herpes genital, podem ocorrer febre e ardor ao urinar. Algumas pessoas se referem também à sensação de choque, sintoma explicado pela afinidade desse vírus com as terminações nervosas.
A primeira infecção costuma ser mais grave e o restabelecimento completo, mais demorado. Nas recidivas, os sintomas são os mesmos, mas menos intensos.

A principal manifestação do herpes simples, uma infecção causada por vírus, é a presença de pequenas vesículas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas que em geral surgem nos lábios e nos genitais. (imagem 1) Nos lábios, elas se localizam preferencialmente na área de transição entre a mucosa e a pele e de um lado só da boca, embora na primeira infecção possam ocorrer quadros mais extensos. (imagem 2)
Herpes Simples
Herpes Simples
Herpes Simples
A irrupção das lesões cutâneas é precedida por alguns sintomas locais como coceira, ardor, agulhadas, formigamento, mas em torno de uma semana o problema desaparece.
Entretanto, a primeira infecção pelo herpes vírus costuma ser mais grave e o restabelecimento completo, mais demorado. As lesões podem espalhar-se pelos dois lados da face ou dentro da boca com aspecto semelhante ao das aftas. Na fase final da evolução da doença, é comum o aparecimento de crostas. (imagem 3)
Herpes Simples
Herpes Simples
O herpes simples não deve ser confundido com o herpes zoster, provocado por um vírus da mesma família do herpes simples, mas com quadro clínico bastante diferente. As vesículas acometem um lado só de determinada região do corpo - nas imagens 4a e 4b apenas a face esquerda -, mas as lesões são muito mais extensas e estão associadas à dor intensa e persistente. Nesse caso, o tratamento precisa ser mais agressivo, porque a doença é mais grave.

Recomendações

Herpes é uma doença sexualmente transmissível. O uso de preservativos ajuda a diminuir o risco de contágio. Informe o/a parceiro/a se sabe que tem o vírus
Alguns fatores, como traumatismo, estresse, exposição prolongada ao sol, menstruação, favorecem o aparecimento de recidivas. Na medida do possível, procure controlá-los
Na gravidez, herpes simples pode representar uma preocupação. Dentro do útero a criança está protegida, mas pode ser infectada durante o parto normal. Mantenha seu médico informado
Lave sempre as mãos e evite tocar as lesões, quer as suas, quer as de outras pessoas;
Consulte um médico se suspeitar que está com herpes simples, uma doença que não é grave, mas requer tratamento específico.

Tratamento

Vacinas estão sendo testadas para tratamento e prevenção do herpes simples, mas nenhuma comprovou ser totalmente eficaz. No entanto, existem medicamentos antivirais que ajudam a diminuir o período de evolução da crise herpética e os sintomas.Há também o uso do LASER DE BAIXA POTÊNCIA, qual diminui as recindivas herpéticas e suas sintomatologias.

O Dr. Aníbal Ribeiro trata dessas lesões com laserterapia, marque já sua consulta.


Fonte: www.drauziovarella.com.br








Marque já sua consulta: (81) 3088-8482

Um comentário:

Leh Fresno ♥ disse...

Doutor, tenho herpes desde criança. Porém essa semana tive um surto muito forte de herpes simples, como nunca tinha ocorrido antes.
Minha boca está totalmente infectada, meu nariz, maxilar, língua e está nascendo por dentro do nariz.
Estou com febre de 39 e meio e está se agravando o caso da herpes a cada dia.
Estou utilizando aciclovir e máscara hospitalar para a proteção, pois o ferimento está muito grave e de proporção muito grande.
Já fui duas vezes no clinico, e foi indicado o uso da pomada como de costume e paracetamol para a febre.
Minha garganta está com placas e estou com dificuldade para engolir e sinto dores na língua.
As feridas estão dificultando minha respiração.
Não consigo me alimentar.
Já perdi 3 kg.
Não sei o que fazer, se eu voltar no clinico, ele vai me xingar e mandar eu ir para casa usar a pomada, mas meu caso esta evoluindo muito e a febre não passa, fora a fraqueza.
O que posso fazer? Existe herpes simples em estado grave??
A Aciclovir pode não fazer efeito?
Existe algum outro remédio para meu caso????

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!