quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Soluções para clarear os dentes e iluminar seu sorriso

Um estudo realizado por pesquisadores do King’s College, em Londres, constatou que pessoas com dentes deteriorados ou manchados costumam ser qualificadas como menos inteligentes, enquanto aquelas com dentes claros e alinhados são tidas não apenas como mais atraentes, mas também bem-sucedidas.
Para retocar o sorriso e garantir a harmonia do rosto, muitos procuram pelo clareamento dentário. O Dr. Aníbal Ribeiro esclarece o assunto e responde as principais dúvidas sobre o tema.

Qualquer tipo de mancha pode ser clareada nos dentes?
 

Há dois tipos de manchas, as intrínsecas e as extrínsecas. A primeira é aquela que atinge a estrutura interna do dente e costuma ser mais resistente ao tratamento. Pode ser resultado de alterações durante a gestação, infecção causada por cárie ou traumatismo em razão de uma queda.
Já as extrínsecas são mais fáceis de tratar e costumam ser causadas por alimentos e substâncias que mancham a superfície dos dentes, como o fumo, o consumo excessivo de café, chá, vinho, entre outros alimentos com corantes. Há ainda as manchas brancas, especialmente aquelas causadas por fluorose, que também são resistentes. Neste caso, o clareamento deixará o dente todo mais claro, diminuindo o contraste e disfarçando o problema.

Quais os tipos de clareamento dental?
 

Existem basicamente duas técnicas que promovem um  clareamento dental eficaz e duradouro. A primeira é realizada exclusivamente no consultório com uso de produtos concentrados associado ou não à aplicação de uma luz especial, o LED ou o LASER.
A segunda é realizada em casa pelo paciente, supervisionado pelo dentista, com produtos menos concentrados e aplicados em uma moldeira de silicone ou acetato adaptada à arcada dentária.

Quais os efeitos adversos mais comuns? 

 Os efeitos adversos mais comuns são sensibilidade e irritação na gengiva. A maior ou menor propensão irá depender da concentração do produto e do tempo de uso, além da sensibilidade do paciente.

Quanto tempo dura o efeito do clareamento e como prolongá-lo?
 

O efeito do clareamento na estrutura interna do dente é permanente, ou seja, ele muda definitivamente a cor do dente. Porém, podem surgir manchas extrínsecas, aquelas causadas pelo consumo de substâncias e alimentos que escurecem a superfície.
Limpezas periódicas e um novo procedimento após dois ou três anos resolvem o problema e ainda oferecem resultados bem mais rápidos do que os alcançados na primeira vez. Para se ter uma idéia, uma sessão no consultório ou três a quatro dias de uso da moldeira são suficientes para remover essas novas manchas. O uso de pastas dentais e enxaguatórios que visam o clareamento também podem auxiliar a manter os resultados por mais tempo.

Nenhum comentário:

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!