terça-feira, 2 de novembro de 2010

"O roteiro do sorriso saudável"

"O roteiro do sorriso saudável" foi tema da REVISTA VEJA deste mês, trazendo informações sobre as principais dúvidas do público sobre sua higiene bucal diária:

A ESCOVA DE DENTE ADEQUADA

O que dizem os especialistas:
O ideal é que a escova tenha cabeça pequena para alcançar os dentes posteriores, com cerdas macias, paralelas e de tamanho uniforme. Escovas mais duras podem provocar retração gengival deixando a raiz do dente desprotegida.

Escova elétrica: limpa tão bem quando a escova manual. É recomendada para idosos e pessoas com dificuldade motora, mas deve ser usada com cautela: a movimentação vigorosa, aliada à vibração e ao movimento giratório das cerdas, pode aumentar o risco de trauma na gengiva ou de desgaste do esmalte dos dentes.

Como conservá-la: guardar a escova em potes, com as cerdas para cima, e lavá-la com antissépticos bucais depois da escovação. diminuindo o risco de contaminação. O ideal é trocar de escova a cada dois meses.

COMO ESCOLHER O CREME DENTAL

O que dizem os especialistas: para a dentição permanente apenas os cremes dentais que contém 1000 ou mais PPM de fluoreto são efetivos na prevenção de cárie.


Creme para dentes sensíveis: à base de potássio, estrôncio ou arginina, ele forma depósitos que impedem estímulos como calor, frio e ar chegarem à polpa do dente e provoquem dor.

Creme branqueador: seu efeito é bastante discreto, quase imperceptível. O mais recomendado são os tratamentos feitos em consultório para clarear os dentes (Ler tópico diferenciando Branqueamento de Clareamento no blog). Em geral mais abrasivo, o creme branqueador pode aumentar a sensibilidade, pois remove uma pequena camada do espalte que protege a dentina, parte interna do dente.

Quantidade recomendada: não é necessário cobrir toda a certa, basta uma gota de creme dental.

FIO OU FITA DENTAL

O que dizem os especialistas: tanto o fio quanto a fita são eficazes na limpeza dos espaços entre os dentes. Produtos glicerinados deslizam mais facilmente. Mas não bsata passar o produto de qualquer jeito, é preciso esfregar o fio ou fita em toda extensão das laterais de cada dente, removendo não só residuos de alimentos, mas também a placa bacteriana.

LIMPADOR DE LINGUA

O que dizem os especialistas: bacterias e resíduos dos alimentos depositados na superfície rugosa da língua podem provocar mau hálito. a limpeza da lingua pode ser feita com limpadores específicos ou com as cerdas da própria escova dental.

PARA FICAR DE OLHO

Feridas que não cicatrizam em uma semana: se a ferida não apresentar nenhuma melhora no fim de uma semana, é importante a consulta ao dentista. As causas podem ser várias, mas, entre elas, inclui-se a hipótese de câncer de boca. A doença acomete mais homens do que mulheres e é mais comum entre fumantes, alcoolistas e usuários de próteses mal adaptadas.


Fonte: Revista Veja - Nov/2010


Nenhum comentário:

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!