A ESCOVA DE DENTE ADEQUADA
O ideal é que a escova tenha cabeça pequena para alcançar os dentes posteriores, com cerdas macias, paralelas e de tamanho uniforme. Escovas mais duras podem provocar retração gengival deixando a raiz do dente desprotegida.
Escova elétrica: limpa tão bem quando a escova manual. É recomendada para idosos e pessoas com dificuldade motora, mas deve ser usada com cautela: a movimentação vigorosa, aliada à vibração e ao movimento giratório das cerdas, pode aumentar o risco de trauma na gengiva ou de desgaste do esmalte dos dentes.
Como conservá-la: guardar a escova em potes, com as cerdas para cima, e lavá-la com antissépticos bucais depois da escovação. diminuindo o risco de contaminação. O ideal é trocar de escova a cada dois meses.
COMO ESCOLHER O CREME DENTAL
O que dizem os especialistas: para a dentição permanente apenas os cremes dentais que contém 1000 ou mais PPM de fluoreto são efetivos na prevenção de cárie.
Creme para dentes sensíveis: à base de potássio, estrôncio ou arginina, ele forma depósitos que impedem estímulos como calor, frio e ar chegarem à polpa do dente e provoquem dor.
Creme branqueador: seu efeito é bastante discreto, quase imperceptível. O mais recomendado são os tratamentos feitos em consultório para clarear os dentes (Ler tópico diferenciando Branqueamento de Clareamento no blog). Em geral mais abrasivo, o creme branqueador pode aumentar a sensibilidade, pois remove uma pequena camada do espalte que protege a dentina, parte interna do dente.
Quantidade recomendada: não é necessário cobrir toda a certa, basta uma gota de creme dental.
FIO OU FITA DENTAL
O que dizem os especialistas: tanto o fio quanto a fita são eficazes na limpeza dos espaços entre os dentes. Produtos glicerinados deslizam mais facilmente. Mas não bsata passar o produto de qualquer jeito, é preciso esfregar o fio ou fita em toda extensão das laterais de cada dente, removendo não só residuos de alimentos, mas também a placa bacteriana.
LIMPADOR DE LINGUA
O que dizem os especialistas: bacterias e resíduos dos alimentos depositados na superfície rugosa da língua podem provocar mau hálito. a limpeza da lingua pode ser feita com limpadores específicos ou com as cerdas da própria escova dental.
PARA FICAR DE OLHO
Feridas que não cicatrizam em uma semana: se a ferida não apresentar nenhuma melhora no fim de uma semana, é importante a consulta ao dentista. As causas podem ser várias, mas, entre elas, inclui-se a hipótese de câncer de boca. A doença acomete mais homens do que mulheres e é mais comum entre fumantes, alcoolistas e usuários de próteses mal adaptadas.
Fonte: Revista Veja - Nov/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário