Este manual tem como principal objetivo ajudar o paciente a entender, em uma linguagem simples, como funciona um tratamento com uso de aparelhos dentários.
Por que você precisa de um tratamento ortodôntico?
A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que previne e/ou corrige os problemas de dentes mal posicionados; ela ajuda a “arrumar” os dentes que estão ou poderão ficar tortos. As duas razões mais comuns para realizar-se o tratamento ortodôntico são: estética e função. Dessa forma, uma pessoa pode fazer um tratamento para ficar mais bonita, preocupando-se com a beleza de seu sorriso; ou então, interessar-se em corrigir a mastigação inadequada ou até dores isoladas.
O tratamento pode ser feito em todas as pessoas e em qualquer idade. O importante é que exista uma saúde da gengiva e ossos de suporte dos dentes. Hoje em dia, adultos estão cada vez mais preocupados em “recuperar o tempo perdido” e, a idéia de que os dentes não podem ser mais “consertados” já ficou no passado.
Tempo e fases do seu tratamento ortodôntico
O tempo de tratamento ortodôntico depende de vários fatores como: biótipo, tipo de má oclusão, entre outros. Após a realização de exames complementares é possível fornecer uma previsão do tempo de tratamento para cada caso em particular.
O tratamento ortodôntico é dividido basicamente em três fases:
1. Instalação do aparelho
2. Consultas ortodônticas mensais ou Manutenção, ou ainda, mais correto dizer Evolução
3. Contenção
1. Instalação:
• Inicialmente você deverá realizar a documentação ortodôntica em um instituto radiológico especializado. Esta parte é fundamental para a qualidade do seu tratamento, pois apenas de posse desta documentação é que seremos capazes de diagnosticar com precisão o seu caso e, assim, oferecer-lhe a melhor solução.
• Em seguida, o Ortodontista lhe apresentará um informativo contendo diagnóstico resumido do seu caso, uma ou mais opções de tratamento e orçamento para cada opção.
• Aprovado o tratamento, o paciente ou os responsáveis deverão preencher as fichas de autorização do tratamento e marcar consultas de instalação do aparelho.
• Em casos de aparelho removível, será necessária uma nova moldagem dos dentes do paciente para confeccionar o modelo chamado de “trabalho”, qual será enviado ao laboratório onde será produzido o aparelho.
• Por fim, faremos a instalação definitiva do aparelho, oferecendo-lhe toda a orientação necessária para usá-lo corretamente. Nesta consulta serão feitos ajustes iniciais e será marcada uma nova consulta para algum ajuste que ainda seja necessário. No caso da montagem do aparelho fixo, serão necessárias algumas consultas para a instalação dos braquetes (peças coladas nos dentes) e bandas (anel metálico que é colocado ao redor dos dentes de trás).
• Instalado o aparelho passaremos para a segunda fase.
2. Consultas ortodônticas Mensais ou Manutenção/Evolução
É nesta fase que o aparelho instalado começa a funcionar. Você precisará aparecer na clínica uma vez por mês. Cada visita será fundamental para vermos se tudo vai bem, acompanharmos todos os detalhes do seu aparelho e fazermos os ajustes necessários.
3. Contenção
Depois de corrigida a posição dos dentes, é necessário mantê-los imobilizados durante um determinado tempo, estabilizando-os em sua nova posição. A contenção é feita através de um aparelho removível instalado na arcada superior e um aparelho fixo instalado na arcada inferior. O uso correto dos aparelhos de contenção é fundamental na manutenção dos resultados obtidos.
O tempo de uso da contenção na arcada superior é geralmente em torno de 6 meses o dia inteiro, depois mais 6 meses durante à noite. Na arcada inferior, geralmente se mantém por toda vida devendo-se manter a área sempre higienizada.
Agendamento de consultas
Para que o tratamento siga corretamente, é necessário um planejamento das consultas, evitando assim faltas e atrasos. O tratamento acaba ficando mais longo que o previsto. Caso venha a faltar, favor avisar com antecedência (no mínimo 24 horas).
Custos do tratamento Ortodôntico
O pagamento de um tratamento ortodôntico é composto de:
• Documentação Ortodôntica: esse custo não é vinculado ao ortodontista, apenas ao instituto especializado de radiologia.
• Adesão: referente ao diagnóstico, elaboração do plano de tratamento e instalação do aparelho, ou seja, o aparelho metálico é GRÁTIS. OBS: Apenas o aparelho fixo estético será cobrado na instalação.
• Mensalidades: referente às manutenções/evoluções
• Final: referente aos aparelhos de contenção no fim do tratamento.
Email: anibalguimaraes@hotmail.com
Web: http://dranibalribeiro.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário