A alimentação é um ponto importante a ser observado para quem usa o aparelho fixo. Não devemos alterar toda nossa alimentação simplesmente porque estamos de aparelho, porém, alguns alimentos podem quebrá-lo e como consequência machucar a boca, atrasar o tratamento ortodôntico, formar cáries, além de causar problemas na gengiva. Devemos evitar:
- Alimentos duros ou crocantes como pipoca, amendoim, torradas, gelo, halls, etc.
- Alimentos doces e açucarados.
- Morder diretamente alimentos como maçã, cenoura, pão francês, etc. Corte ou fatie antes de mastigar.
Uma escovação inadequada, rica em açúcar, somada a uma escovação deficiente, além de provocar inflamação da gengiva, pode marcar os dentes definitivamente com manchas brancas.
Cuidados com a higiene oral e a manutenção das visitas semestrais ao dentista para uma limpeza se fazem estritamente necessárias para a manutenção de uma boa qualidade de saúde oral.
A limpeza deve ser feita sempre que você comer, portanto leve consigo sempre uma escova macia e fio dental. A escova ortodôntica é ideal para os aparelhos fixos. Os passos da escovação são simples e rápidos, portanto não tenha preguiça de escovar os dentes.
▪ Os movimentos da escova no sentido da gengiva para os dentes, como se estivesse “varrendo” e ao mesmo tempo massageando a gengiva, ajuda a remover a placa bacteriana e a manter a gengiva saudável (fig.1). Lembre-se que nunca devemos fazer força quando estivermos escovando os dentes, pois isto pode machucar a gengiva e quebrar o aparelho. Não esqueça de escovar a parte de trás dos dentes (fig.2).
▪ Com movimentos de “vai e vem” (fig.3) seja criterioso (a) na escovação da parte de cima (face oclusal) de seus dentes. Lembrar de trocar a escova por uma nova de 3 em e meses no máximo ou tão logo começar a perder a forma.
▪ Para completar a limpeza dos dentes e do aparelho use a escova interdental, própria para região entre dentes e ao redor dos braquetes, tubos, fios e elásticos. Introduza a escova nesses locais e faça movimentos curtos de “vai e vem” (fig.4).
▪ Enquanto estiver usando aparelho fixo, o uso do fio dental terá muita importância. Para que a limpeza seja eficaz, utilize sempre o passa-fio ou faça dobras no fio-dental, de forma que a ponta fique rígida o suficiente para acessar o espaço interdental abaixo do fio metalico do aparelho (fig.5).
▪ O uso de um bochecho fluoretado diário é de grande valia no combate à carie e às doenças da gegiva.
Lembre-se sempre: o sucesso do tratamento ortodôntico depende da sua colaboração.
Email: anibalguimaraes@hotmail.com
Web: http://dranibalribeiro.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário