domingo, 3 de abril de 2011

Problemas ortodônticos mais comuns

Em se tratando de ortodontia, existem muitos problemas que podem existir em conjunto ou separadamente para cada paciente. Estes problemas podem ser de ordem dentária, como um pequeno giro ou um desalinhamento dos dentes, de ordem esquelética, como um excesso de crescimento maxilar, ou mesmo funcional, quando o paciente se queixa, por exemplo, de dificuldade para mastigar. Entretanto, alguns deles acontecem com mais freqüência. São eles:



Apinhamento
O apinhamento dentário é o problema ortodôntico mais comum. Apesar de existirem muitos fatores que podem levar ao desenvolvimento de apinhamentos, este problema está geralmente relacionado a um excesso de volume dentário ou a uma base óssea pequena demais para comportar os dentes. A gengiva e os ossos nas regiões de apinhamento podem se tornar excessivamente finos e recessões gengivais podem se desenvolver.




Espaços
Espaços podem existir e ter como conseqüência o acúmulo constante de alimentos e placa bacteriana, podendo levar ao desenvolvimento de problemas na gengiva e cárie. De forma semelhante aos apinhamentos, os espaços excessivos podem estar relacionados a uma discrepância entre o tamanho dos dentes e os ossos.


Classe I
Muitas vezes os dentes anteriores e posteriores estão ocluindo (se encaixando) de maneira correta. Entretanto, o perfil do paciente se encontra excessivamente convexo, conferindo um aspecto "cheio" e/ou "bicudo". Muitas alternativas existem para o tratamento da biprotrusão de Classe I, como a extração de 4 pré-molares.

Classe II
A classe II representa um problema relacionado às bases ósseas, onde a maxila pode estar disposta espacialmente em uma posição mais anterior que a mandíbula. Dessa forma, os dentes superiores também assumem uma posição mais anterior, conferindo um aspecto "dentuço" ao paciente. Nesses casos, os dentes posteriores também não se encaixam corretamente.

Classe III
Apesar de menos freqüente, a Classe III diz respeito aos problemas onde a mandíbula encontra-se espacialmente à frente da maxila. Os dentes passam a não se encaixar corretamente, e os dentes anteriores inferiores estão à frente dos superiores anteriores. A maioria dos casos de classe III tem origem genética, ou seja, algum dos seus pais também apresenta a maloclusão.


Sobremordida exagerada
Este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.








Mordida aberta

Quando os dentes da maxila e da mandíbula não se encontram, caracteriza-se uma mordida aberta. Este problema pode estar relacionado com uma deficiência de crescimento da maxila, ou ser o resultado de respiração bucal, amígdalas excessivamente grandes ou hábitos de chupar dedo e deglutir incorretamente. O diagnóstico e tratamento precoces são de grande importância para o sucesso do seu tratamento


Mordidas cruzadas

As mordidas cruzadas caracterizam a situação onde um ou mais dentes da maxila não estão recobrindo os dentes da mandíbula. De ordem esquelética ou dentária, as mordidas cruzadas devem ser tratadas o mais precocemente possível, de modo a permitir o desenvolvimento correto da oclusão e das bases ósseas.


Desordens Temporomandibulares

São muitas as causas dos problemas na articulação temporomandibular (ATM). Traumas na face, stress, maloclusões e hábitos, como o ranger de dentes e apertamento são apenas alguns dos vários fatores envolvidos no estabelecimento desse problema. Os sintomas mais freqüentemente encontrados em pacientes com desordens nessa articulação são as dores de cabeça, sensibilidade muscular, estalos e ruídos próximos aos ouvidos e limitação dos movimentos de abertura e fechamento da boca. Em alguns casos, o tratamento ortodôntico pode auxiliar na resolução deste problema.

Nenhum comentário:

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!