Prezados colegas,
Em 25 de outubro de 1884, foi assinado o decreto 9.311 que criou os primeiro cursos de graduação em odontologia do Brasil. Desde então, o Conselho Federal de Odontologia
tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.
De lá pra cá, o mundo passou por várias mudanças em seu contexto social, político e econômico. Porém, o acesso a uma Odontologia de qualidade ainda enfrenta grandes disparidades sociais. O SUS disponibiliza o serviço, porém, problemas estruturarais do Sistema têm sido um grande desafio para a política pública. Os profissionais são altamente desvalorizados, e sua classe desunida. Vê-se concursos públicos para PSF, por exemplo, pagando-se 600, 700, 800 reais e, mesmo assim, ainda há Dentistas que se prestam a fazer a prova. A Classe torna-se cada vez mais fraca. Teríamos que dizer "NÃO", ter coragem e dignidade. Falta ética, falta gente preparada, faltam sindicatos presentes, faltam conselhos atuantes, faltam dentistas de verdade.
Sendo assim, vale-nos pensar o que significa esta profissão. O "fazer sorrir" com arte, com uma palavra ou um gesto... Além de tudo somos humanistas, e não tratamos apenas bocas e dentes, conseguimos olhar para o outro como "um todo".
Certa vez, em um PSF, um senhor de 70 anos entra no consultório, senta-se na cadeira e então o perguntei: qual sua queixa? e o senhor respondeu: tristeza! E eu perguntei: tristeza? Ele: sim, hoje faz uma semana que perdi minha mulher, uma semana que ela morreu, Dr. Daí conversamos por mais ou menos uma hora. Quando terminamos, mesmo edêntulo, sorriu, e o brilho que reluzia não era de seus dentes, mas de sua alma renovada. Este foi o maior de todos os sorrisos que pude presenciar até hoje em minha carreira!
Então, nestes 126 anos que a Odontologia existe em nosso País, faço um pedido: vamos transformar nossa classe, precisamos lutar por um objetivo em comum, por dignidade, por honestidade e, mais que tudo, por humanidade.
A todos os colegas,
Parabéns!
(Anibal Ribeiro)
Um comentário:
Postar um comentário