quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Uso de Mini-implantes na Ortodontia.

Os mini-implantes ortodônticos, ou micro parafusos ortodônticos, ou apenas MPO, são estruturas, geralmente feitas de titânio, cujo diâmetro pode variar de 1,2 a 2,0 mm e o comprimento de 6 a 10 mm. São um recurso bastante atual e atuam como auxiliar na ancoragem para correção de várias situações corriqueiras na mecânica ortodôntica.
Função
A utilização de mini-implantes em Ortodontia proporciona uma ancoragem esquelética. Agem sobre o local de sua instalação, fazendo com que os dentes adjacentes não sofram qualquer interferência ou prejuízo.
Os mini-implantes utilizados para correções ortodônticas funcionam de maneira muito semelhante aos de finalidade protética, apresentando porém tamanho bastante reduzido e maior facilidade colocação e remoção. São resistentes a forças ortodônticas e devem receber cargas imediatas no ato da sua instalação (cerca de 30% da força normal a ser aplicada normalmente) afim de auxiliar na sua fixação. O mini-implante ortodôntico é um auxiliar no tratamento ortodôntico. O nome assusta, pois é logo comparado ao implante tradicional, colocado cirurgicamente para substituição de um dente ausente. Mas só tem em comum a composição, titânio, mas não na mesma proporção. O mini-implante ortodontico tem compostos que não permitem a osseointegração, sendo removido facilmente do osso quando necessário.
Para fixar um mini-implante, escolhemos o local e anestesiamos o pontinho da mucosa que será perfurada. É uma anestesia superficial, somente "uma gotinha", para interromper a sensibilidade neste ponto da mucosa e no periósteo (parte mais externa do osso) abaixo dela. Não é preciso uma cirurgia, cortar gengiva ou osso, nada disso. Não ultrapassa 10 mm para dentro do osso, e não existe dor na perfuração após o periósteo, por isso a anestesia não é profunda. E a espessura máxima existente é de 2 mm. É rosqueado manualmente e pode ser feito pelo próprio ortodontista. Para removê-lo é só desrosquear, e isso é feito sem anestesia e sem dor.
A "cabeça" do mini-implante ortodôntico fica aparecendo na mucosa e é onde engatamos elásticos ou fios ortodônticos. Em muitos tratamentos ortodônticos precisamos aplicar grandes forças nos dentes, e apoiar essas forças em outros dentes pode ser arriscado, e às vezes contra-indicado. Até então, a solução era o uso de aparelho extra-oral, o famoso "freio de burro". Com ele, o apoio é feito na nuca ou na cabeça, impedindo que dentes bem posicionados sofram a reação da força aplicada nos dentes mal-posicionados. Este é o princípio dos mini-implantes: aguentar a reação da força. Chamamos esse tipo de mecânica de "ancoragem ortodôntica". O mini-implante substitui o aparelho extra-oral na maioria dos casos, mas não em casos ortopédicos, quando a atuação da força é no osso e não nos dentes. Explicando melhor: se é criança e está em fase de crescimento, usando extra-oral para "controlar" o crescimento da maxila, só ele resolve.
Os mini-implantes também são auxiliares excelentes para distalizações e retrações (levar os dentes anteriores para trás), quando o tratamento ortodôntico envolve extrações dentárias e não podemos perder nem meio milímetro do espaço que foi conseguido. Nestes casos, sem o uso contínuo do extra-oral ou, atualmente, dos mini implantes ortodônticos, não conseguiríamos evitar a perda de ancoragem (movimento indesejável dos dentes posteriores para frente, ocupando o lugar das extrações). Quando ocorre esta perda de ancoragem torna-se impossível corrigir por completo a projeção dentária anterior ("dentuça").

Vantagens
Uma das principais vantagens dos mini-implantes é que, devido a seu tamanho reduzido, podem ser colocados nos mais diversos locais da maxila, mandíbula ou palato, em espaços extremamente reduzidos, permitindo assim movimentos antes impossíveis, como por exemplo, retrações em áreas onde o paciente não tem mais dentes que permitam ancoragem natural.
Instalação
Normalmente eles são instalados entre as raízes, já que são as regiões que apresentam maior espaço para a implantação. Autores dizem que o espaço deverá corresponder a, no mínimo, o diâmetro do implante mais 1,5 mm – 0,25 mm para cada raiz e 1 mm de margem de segurança. Caso a área escolhida não apresente o espaço mínimo exigido, é necessário optar por um outro local, mudar a angulação do implante, ou, ainda, aumentar esse espaço através do afastamento das raízes.
Locais de instalação
O local escolhido dependerá do objetivo da mecânica a ser executada. Se o objetivo é retrair, por exemplo, deve ser instalado mais distalmente na maxila ou mandíbula, se o objetivo for intrusão de molares superiores, o mais alto possível, sempre lembrando que eles devem obrigatoriamente ser instalados em áreas de gengiva inserida, e nunca em gengiva marginal livre, pois sua fixação ficará comprometida. Uma avaliação clínica seguida de radiografias periapicais e panorâmicas, somadas ao quadro clínico do paciente, mostrará qual o melhor local para a implantação dos MPOs. Após definido o local da instalação é que determinamos o tamanho e o diâmetro do mini-implante a ser instalado.
Higienização
Deve ser feita com a escovação normal. Isso evitará a mucosite, inflamação local que leva ao insucesso do mini-implante.
Remoção
Terminado o tratamento os micro parafusos podem ser removidos utilizando a mesma chave de instalação, sendo apenas girada no sentido oposto. Não há na maioria dos casos necessidade de uso de anestésico, a não ser o tópico.
Dúvidas:
anibalribeiro@ortodontista.com.br


Aparelho Ortodôntico Invisível



Os alinhadores ESSIX® são imperceptíveis e confortáveis, pois diferente dos aparelhos convencionais ou bráquetes, seu material de alta tecnologia, permite total aderência aos dentes com fácil adaptação.

Por isso, os alinhadores ESSIX® possibilita que o tratamento seja feito de forma saudável, já que não atrapalha a higiene bucal e alimentação.

Perguntas mais frequentes sobre os Alinhadores ESSIX®

Como funciona o sistema ESSIX®? 

O Sistema consiste de alinhadores removíveis estéticos termoplásticos, que são utilizados para promover a correção dos dentes. Depois de confeccionados, tais alinhadores são ativados através de alicates especialmente desenhados com o objetivo de induzir a movimentação dentária. Assim, de maneira rápida, confortável e removível, você tem seus dentes alinhados sem a necessidade de colocação de aparelhos fixos.

Qual é o tempo de tratamento?

O tempo médio de tratamento com o Sistema ESSIX® é de 6 meses. Entretanto, esse tempo pode variar em função do grau de severidade do caso a ser tratado e do nível de cooperação do cliente.

Como saber se posso usar o sistema?

Esta modalidade de tratamento ortodôntico está indicada para uma série de situações, tais como: apinhamentos (dentes tortos) suaves ou moderados, dispositivo de contenção pós-tratamento ortodôntico, diastema (espaçamento entre os dentes), acabamento de casos etc. No entanto, a melhor maneira de saber se seu caso é indicado para ser tratado pelo Sistema ESSIX® é consultar um ortodontista credenciado da Rede ESSIX® que saberá orientá-lo sobre qual a melhor opção, específica para o seu problema.

Quais são os benefícios de fazer um tratamento com ESSIX®?

Os alinhadores ESSIX® fazem com que suas consultas sejam mais rápidas e ágeis, permitindo maior eficiência e conforto durante o tratamento, além de ter custo e tempo menor que outros tipos de aparelhos. Trata-se, sem dúvida alguma, de uma ótima opção em Ortodontia.




Agende já sua consulta!
(81) 3088-8482



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Moda de aparelhos ortodônticos pode causar danos sérios aos dentes

Jovens de várias partes do brasil estão usando aparelho mesmo sem necessidade. Tem gente que chega a comprar o material no camelô.

Eles colocam os aparelhos de qualquer jeito e em qualquer lugar. Nas redes sociais, postam como se põem os fiozinhos coloridos.

“Eu acho que o aparelho virou um símbolo de ostentação. Ajudou a ter mais garotas”, diz o vendedor Douglas Silva.

Os famosinhos, que é como são chamados os que têm muitos seguidores na internet, mostram, com orgulho, os dentes cheios de estilo.

“É uma influência para as pessoas, que veem”, conta a jovem Yasmin.

Até a Yasmin, que já passou pelo dentista, hoje se vira sozinha para manter o visual.

Repórter: O dentista não colocava do jeito que você queria?

Yasmin: Até pedi para ele: ‘troca para mim, deixa personalizado, está na moda’. E ele falou: ‘não, não dá para trocar’. Daí comecei a comprar e trocar em casa mesmo.

Até homenagem eles fazem.

“É da cor do reggae”, diz um jovem.

“A gente troca lá em casa. Ficamos lá no quintal e trocamos do David, do Guilherme”, conta Igor Melo.

“Eu uso aparelho faz cinco anos já. Cinco anos de enfeite”, completa.

A criatividade não tem limites. Até cerdas de vassoura viram arte. “Coloquei dois fiozinhos da vassoura. Nós pegamos no mercado os fios das vassouras. Minha mãe uma vez comprou uma vassoura azul, aí todo mundo pegou”, conta um jovem.

“Quando solta o bráquete do dente, uso Super Bonder ou vou ao dentista. Mas Super Bonder é só na hora do desespero sabe: você vai sair, descolou, aí você cola e depois no outro dia vai no dentista”, completa o jovem.

Os camelôs estão de olho nessa moda e aproveitam. No Centro de São Paulo e em várias cidades do Brasil, os acessórios que caíram no gosto da garotada estão nas ruas. Esta semana houve várias prisões e também apreensões do material, que pode causar danos sérios aos dentes.

“Ao querer ficar na moda, existe o risco de danos irreversíveis à saúde bucal, como perda óssea, os dentes começam a ficar moles e pode até haver perda desses dentes”, alerta Cláudio Miyake. presidente do conselho Regional de Odontologia de SP.

No laboratório da Sociedade Paulista de Ortodontia, usamos alguns modelos para simular o estrago que pode acontecer quando se usa um fio colorido aparentemente inocente.

Os modelos de cera foram mergulhados na água quente. E esperamos cinco minutos, o que é equivalente a umas três semanas, de movimentação dos dentes.

“É mais ou menos o intervalo entre uma consulta e outra no ortodontista”, explica a ortodontista Sandra Naccarato.

“Moveu muito e este só é o bráquete mal colado com fio ortodôntico”, analisa Sandra.

No modelo com o fio colorido: “Isto na boca a gente já teria a perda do osso que cobre o dente e a gengiva sobe por consequência. Esta retração já não volta mais. Este dente já tem menos sustentação”, ela avalia.

Levamos o David ao consultório para que ele veja o que pode acontecer com ele se continuar usando as borrachinhas coloridas.

O doutor Sylvio Fiuza examinou e explicou ao jovem: “Quando a gente usa aparelho ortodôntico, a gente tem uma força ideal, um movimento ideal para fazer a correção, e isso quem conhece é o dentista”.

“A doutora já falou. Passa a semana, chega no final de semana, ele quer colocar igual a camiseta e o tênis. Ele vai lá e troca, quando eu vejo, já fez”, diz a mãe do menino.

Mas vai ser difícil convencer a galera. Até o rap do aparelho está fazendo sucesso.

Fonte: Reportagem expedida pelo Fantástico 23.02.2014

 
Breve comentário:
 
Antes de mais nada parabenizar a matéria expedida pelo Fantástico denunciando a venda e uso indiscriminado de aparelhos ortodônticos. Trata-se de prestação de serviço à sociedade.
 
Os conselhos de Odontologia deveriam "fechar o cerco" para esses criminosos, tanto que vendem quanto quem divulgam e fazem parte desse fiasco à saúde. O problema é que os conselhos não possuem poder de polícia, ficando apenas na "fiscalização". O Ministério Público então fica encarregado de dar suporte e resolver algo que deveria ter força maior dentro dos conselhos. A Odontologia brasileira esbarra na burocracia, falta de união da classe e fazer valer a Lei.
 
Abraço a todos,
 
Dr. Aníbal Ribeiro.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

As melhores marcas na Odontologia 2013

A Odonto Magazine promoveu, durante os meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014, uma votação on-line entre os profissionais de saúde bucal para reconhecer as empresas odontológicas que foram destaques no ano de 2013.



O prêmio, que contou com 22 categorias, entre elas “melhor consultório odontológico”, “melhor imagem odontológica”, “melhor resina” e “melhor instituição de ensino”, atingiu o número de 13.721 votos.



Na categoria “melhor alinhador ortodôntico”, a grande vencedora, com 63% dos votos, foi a 3M Unitek. A Invisalign e a Dentsply ocuparam o segundo e o terceiro lugar, com 19% e 18%, respectivamente.



A Odontics foi a campeã da categoria “melhor armário odontológico”, com 44% dos votos. A Haydee e a Coraldent ocuparam, ambas, o segundo lugar, com o total de 28% cada uma.



O prêmio de “melhor autoclave” foi entregue à empresa Cristófoli. A bicampeã é conhecida por se dedicar para desenvolver soluções inovadoras, protegendo a vida e promovendo a saúde, e alcançou 49% do total dos votos. A Gnatus ocupou a segunda colocação, com 34% da intenção de votos. A terceira colocada foi a KaVo, com 17%.



A 3M Unitek foi indicada, com 58% dos votos, como a empresa responsável pelo “melhor braquete”. A Morelli Ortodontia ocupou a segunda posição, com 31%. A Aditek foi a terceira mais votada, com 11% dos votos.



O prêmio de “melhor caneta cirúrgica” foi entregue à Dentflex. Com 23 anos no mercado odontológico, a empresa recebeu 46% dos votos na categoria. A KaVo e a Dabi Atlante ocuparam o segundo e o terceiro lugar, com 40% e 14%, respectivamente.



A FGM é bicampeã da modalidade “melhor clareador”. A empresa, presente em mais de 70 países, recebeu 39% do total de votos. O segundo lugar ficou com a Nova DFL, com 33%. A Angelus ocupou a terceira colocação, com 28% dos votos.



O troféu de “melhor consultório odontológico” foi entregue à Gnatus, que recebeu 47% do total de votos. A KaVo foi a segunda mais votada, com 33% da intenção. O terceiro lugar ficou com a Dabi Atlante, que obteve 20%.



A Colgate foi a marca mais votada e escolhida como a líder na modalidade “melhor creme dental”. A empresa recebeu 54% dos votos na categoria mencionada. A segunda colocação ficou com a Oral-B, que obteve um total de 37% dos votos. A Bitufo ocupou a terceira colocação, com 9%.



A Gutierre foi escolhida como a “melhor Dental”. A Dental Gutierre, que distribui produtos odontológicos para todo Brasil desde 1998, oferecendo qualidade e eficiência do início ao fim dos processos, foi decretada como a grande vencedora da categoria, com 48% dos votos. A segunda colocada, Dental Cremer, recebeu 29%. A Dental Speed Graph preencheu a terceira posição, com 23%.



O troféu de “melhor enxaguatório bucal” foi entregue a Colgate, que foi a ganhadora com 56% dos votos. A Oral-B ocupou a segunda colocação, com 29%. A fabricante do Listerine, Johnson & Johnson, recebeu 15% da intenção de votos, ocupando a terceira colocação da categoria.



A Colgate recebeu mais um troféu, desta vez na categoria “melhor escova dental”. A marca foi contemplada com 48% dos votos. A segunda mais votada, com 39%, foi a Oral-B. A Bitufo recebeu 13%, conquistando o terceiro lugar.



A Oral-B foi a grande vencedora na categoria “melhor fita dental”, com 47% dos votos. A Colgate ficou em segundo lugar, com 30%. O terceiro lugar foi ocupado pela Johnson & Johnson, com um total de 23%.



A Gnatus recebeu mais um troféu, desta vez, a empresa foi escolhida como a ganhadora da modalidade “melhor fotopolimerizador”. A Gnatus conta com mais de três décadas dedicadas à pesquisa e ao desenvolvimento de equipamentos que asseguram conforto e segurança aos profissionais e a seus pacientes, e obteve 53% do total de votos. O segundo lugar foi preenchido pela D700, com 27%. O terceiro lugar foi ocupado pela DMC.



A brasileira Neodent foi contemplada, mais uma vez, com o primeiro lugar na categoria “melhor implante”. A empresa investe constantemente na melhoria e no avanço tecnológico de seus produtos, ofertando ao mercado de implantodontia excelência e inovação e, devido aos rigorosos padrões de qualidade no desenvolvimento de soluções com alta tecnologia e preços competitivos, recebeu 66% dos votos da modalidade. O segundo lugar ficou com a DSP, com 18%. A Straumann foi a terceira colocada, com 16%.



A Universidade Paulista – Unip foi eleita a bicampeã na categoria “melhor instituição de ensino” no segmento odontológico. A instituição recebeu 48% do total de votos na categoria. A segunda colocada foi a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, com 32% dos votos. A São Leopoldo Mandic ficou com a terceira colocação, com 20%.



A Dentflex recebeu mais um prêmio: o troféu na categoria “melhor motor para implantes”, com 53% do total de votos. O segundo lugar foi ocupado pela KaVo, com 29%. A Gnatus ficou em terceiro lugar, com 18%.



Fundada em 1998, na cidade paulista de São Carlos, a DMC foi a grande premiada da categoria “melhor motor de laserterapia”, com 56% da intenção dos votos. A MMOptics foi escolhida como a segunda maior empresa no segmento.



A Dentflex, de Ribeirão Preto, foi escolhida como a empresa que possui o “melhor motor de profilaxia”, com 47% do total dos votos. A segunda colocada foi a Gnatus, que obteve 31%. A KaVo ficou com a terceira colocação, com 22%.



A KaVo foi a mais votada na categoria “melhores peças de mão”, com 45% do total de votos. O segundo lugar da modalidade ficou com a Dentflex, com 29%. A Gnatus ocupou o terceiro lugar, com 26% dos votos.



A 3M Espe foi contemplada com a primeira colocação na modalidade “melhor resina”, com 73%. A Ultradent foi a segunda mais votada, com 14%. A alemã Heraeus Kulzer alcançou a terceira colocação, com 13% dos votos.



O conceito de diagnóstico por imagens foi representado pela categoria “melhor imagem odontológica”. A Dabi Atlante foi premiada, mais uma vez, alcançando o bicampeonato com um total de 44% do total de votos. O segundo lugar ficou com a Gnatus, com 39%. A KaVo foi a escolhida como a terceira maior empresa em imagem odontológica, com 17%.



Este ano, o Prêmio Odonto Magazine contou com uma nova categoria: “melhor laboratório”. Foram muitos os indicados, mas selecionamos os três mais votados. O grande vencedor do segmento foi o Teuto, com 41% da intenção de votos. A segunda colocação ficou com o Daudt, com 32%. Já o terceiro lugar, foi ocupado pelo Kim, com 27% do total de votos.




Fonte: Odontomagazine

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Desconto da contribuição ao INSS nos salários vai mudar em fevereiro.

Quando os trabalhadores começarem a receber seus salários em fevereiro, já terão o desconto das novas contribuições ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Na sexta-feira (10), o Ministério da Previdência Social divulgou as novas faixas salariais e as alíquotas de descontos dos salários neste ano. Com a alteração, aumentou o valor máximo do salário a ter o desconto de 8%, que passou de R$ 1.247,70 para R$ 1.317,07.
O desconto do INSS para quem ganha o teto passou de R$ 457,49 para R$ 482,93.

A nova tabela de descontos da contribuição previdenciária muda também os pagamentos dos trabalhadores autônomos e prestadores de serviços, que fazem os recolhimentos por conta própria, pelo carnê, e das empregadas domésticas.

No Estado de São Paulo, os salários das domésticas, seguem o mínimo regional, de R$ 810 neste ano. Por isso, o valor do mínimo que será descontado de seus salários para o INSS, é de R$ 64,80. A alíquota para os patrões continua a mesma, de 12% sobre o salário. Para o piso, eles recolherão R$ 97,20.

TETO

Os trabalhadores com carteira assinada que contribuem pelo teto do INSS também terão um novo desconto. O valor passará a ser de R$ 482,93, pois o teto passou a ser de R$ 4.390,24.

O autônomo poderá pagar de R$ 144,80 a R$ 878,05 neste ano. Esse mínimo e máximo correspondem a 20% do valor do salário mínimo e do teto. Com esse pagamento, o autônomo tem direito à aposentadoria por tempo de contribuição e por idade, que serão calculadas pela média das 80% maiores contribuições.

Eles também podem pagar 11% do mínimo, para ter a aposentadoria por idade no valor do salário mínimo. (FERNANDA BRIGATTI)

Veja os descontos para quem tem carteira assinada:


Fonte: IBGE

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!