quinta-feira, 13 de junho de 2013

Guia de Prevenção e Saúde Bucal: principais cuidados que devemos ter!

Por Dra. Carolina Dacier
Este Guia contém tudo que você precisa saber para ter um sorriso saudável por toda a vida. Leia este guia com atenção, pois nele você irá encontrar todas as dicas para manter os seus em prefeito estado.
Os conselhos aqui contidos são os resultados de pesquisas e observações clínicas recolhidas e organizadas com o único objetivo de ajudar você a ter sempre uma boa saúde bucal.
1)A SUA SAÚDE DEPENDE DE VOCÊ!A boca é uma importante parte do seu organismo e é nela que sua saúde deve começar. Os dentes além de desempenharem o papel estético, através do sorriso, têm a importante função de iniciar a digestão mecânica dos alimentos, através da mastigação.
As doenças dentárias mais comuns são a cárie e as doenças periodontais (de gengiva). Neste guia você aprenderá como previní-las
2)O ATAQUE DA PLACA BACTERIANA
O que é a placa?
A placa é uma película de bactérias e alimentos que “grudam” nos seus dentes a partir de 4 horas depois da alimentação sem escovação.
Como a placa causa a cárie dental?
As bactérias se nutrem dos resíduos alimentares, produzindo ácidos fortes que vão dissolvendo os esmalte e a dentina.
Como se inicia o processo de cárie?
A cárie inicialmente se apresenta como uma mancha branca opaca. É importante que o dentista possa diagnosticar a cárie nesta fase para evitar que o processo continue e vire uma cavidade.
3)TRATAMENTO DA CÁRIE
Enquanto as bactérias ainda não provocaram uma cavidade é possível reverter o quadro sem restaurar o dente. Neste caso, é recomendada uma terapia usando flúor e você deve continuar mantendo a região bem higienizada.
Depois que a cárie já é uma cavidade em esmalte ou dentina, há necessidade de reconstruir a estrutura perdida além de manter uma boa higiene para não causar recidiva da doença.
Quando a cárie atinge a polpa é necessário realizar um tratamento de canal e posteriormente uma restauração adequada (bloco ou coroa), pois o dente encontra-se muito destruído e a polpa encontra-se infectada por bactérias que causam um processo inflamatório irreversível.
Ilustração de um tratamento de canal
4)A DOENÇA PERIODONTAL
As bactérias da placa também produzem subprodutos que agridem a gengiva, o osso e o ligamento periodontal. Isso faz com que a gengiva fique inflamada, vermelha e sangrando.
Quando removemos a placa no início da doença, a gengiva volta a ser rosa e saudável.
Porém se nada é feito a placa calcifica formando o cálculo (vulgarmente conhecido como tártaro). Com o cálculo formado as bactérias se aderem cada vez mais e começam a causar danos ainda maiores. Nesta fase pode ocorrer a formação de pus.
Ainda sim, se a doença não é tratada começa a ocorrer perda de osso e ligamento periodontal, além disso a gengiva retrai, deixando a raiz do dente exposta. Com a raiz exposta o dente fica alongado e pode ocorrer sensibilidade ao frio e quente.
Quando a perda óssea fica acentuada o dente começa a apresentar mobilidade, e quando a mobilidade do dente é muito grande pode ser que não se consiga mais salvá-lo tendo que extraí-lo.
5)HIGIENE ORAL
Você já pôde perceber o quão importante é a higienização diária dos seus dentes!
Procure seguir as orientações dadas pelo seu Cirurgião-Dentista e solicite uma consulta de orientação de higiene oral.
Não se esqueça de escovar a língua e passar o fio-dental. E lembre-se que o fio- dental deve abraçar os dentes vizinhos e deve ser empurrado para dentro do sulco gengival
6)A SUA ALIMENTAÇÃO TAMBÉM INFLUENCIA NA SAÚDE DA SUA BOCA
Evite o consumo de bebidas ou alimentos açucarados fora do horário de refeições, pois neste momento provavelmente você não escovará os dentes.
Também causam cáries, além dos doces, os pães e outros alimentos que tem algum tipo de açúcar na sua composição. FIQUE ALERTA!
Procure escovar sempre depois que comer, depois das refeições e depois dos lanches também.
Balas e chicletes não são proibidos, desde que consumidos com moderação e seguidos de escovação após o seu consumo. Mas procure usar aqueles sem açúcar, como os diets, dessa forma você melhorará ainda mais a proteção dos seus dentes.
7)COMO MANTER SUA BOCA SAUDÁVEL A VIDA TODA?
Faça uma higiene adequada usando escova, pasta, fio (ou fita dental), bochechos (opcional), e outros instrumentos que seu Dentista julgar necessários, sempre depois de comer e principalmente antes de dormir.
Troque de escova regularmente, sempre que ela ficar empenada. Geralmente isso acontece de 4 em 4 meses.
Diminua o consumo de açúcar, principalmente entre as refeições.
Vá ao dentista regularmente para aconselhar-se, complementar sua higiene e proteger seus dentes com a aplicação tópica de flúor em gel.
Também é importante que depois do tratamento ou controle da sua condição você retorne para avaliar se houve sucesso, ou recidiva.
O sucesso do seu tratamento também depende de você, por isso siga as orientações do seu Cirurgião-Dentista, cuide de sua higiene e alimentação e lembre-se que a forma mais fácil e barata de manter seus dentes bonitos e saudáveis é através da prevenção das doenças.
Converse com seu Dentista e esclareça tudo sobre a sua boca e o seu tratamento na próxima consulta.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Existem vários tipos de doenças bucais , podendo classificar-se desde uma simples cárie até um câncer bucal. Os fatores que levam ao desequilíbrio e geram o estado de doença bucal, também têm causas diversas. Queremos neste quadro colocá-los diante destes vários tipos de doenças, esclarecendo causas, conseqüências e a especialidade da ODONTOLOGIA responsável pelos respectivos tratamentos.

Especialidade indicada: Cirurgião Dentista - Clínico Geral.

Cárie

É uma doença transmissível que ataca os dentes. A cárie é o resultado da ação corrosiva do ácido produzido pela placa bacteriana sobre o esmalte dos dentes. A placa bacteriana é uma camada viscosa e esbranquiçada composta por bactérias e resíduos alimentares. Em estágios avançados, a cárie além de gerar muita dor, pode causar infecção e até a perda do dente.
1-Pequena-esmalte: camada mais externa do dente e também a mais dura. 

2-Média-dentina: camada intermediária, quando atingida provoca dor (com doce e temperaturas frias) , se não cuidado em tempo hábil progride para uma inflamação podendo levar ao tratamento de canal. 

3-Profunda- polpa: última camada, a mais interna do dente, é constituída por nervo e sangue . Quando a cárie atinge esta porção , há necessidade de tratamento endodôntico ( canal) , pois há um estágio de inflamação irreversível que leva a decomposição da polpa.

Já na primeira dentição podem ocorrer cáries que devem ser tratadas afim de se evitar uma infecção ; esta se existente pode vir a comprometer a próxima dentição. Por isso, os cuidados com a higiene começam junto com a erupção dos primeiros dentes.

Dicas para evitar cáries nos bebês

- Para limpar os dentes dos bebês, use gaze ou fralda de pano umedecida
  em água filtrada, procurando remover os resíduos da alimentação. Evite
  colocar açúcar na mamadeira da noite; durante o sono as defesas
  naturais da boca diminuem. Aumentando o risco de cáries.

- A partir de um ano já é possível começar a usar uma escova de cerdas
  macias. Mas não se preocupe se a limpeza não ficar perfeita; o
  importante é fazer com que a criança inicie o hábito da escovação.

- Por volta dos dois anos, a criança vai querer escovar os dentes sozinha.
  INCENTIVE. Deixe que ela morda a escova , depois da brincadeira , faça
  você os corretos movimentos da higienização ensinando-a.

- A primeira visita da criança ao cirurgião-dentista deve ser feita a partir dos
  dois anos de idade, época em que a “dentição de leite” estará se
  completando . Assim, ela se familiarizará com o ambiente do consultório
  odontológico formando uma imagem positiva do que é ir ao DENTISTA.

Tratamento: Restaurações de Amálgama e Resina

Especialidade indicada: Clínico Geral - Odontopediatra

Doenças Periodontais

São chamadas de doenças periodontais aquelas que envolvem o tecido de sustentação do dente (tecido periodontal e ósseo).
Gengivite

É uma doença que tem origem na gengiva e, assim como a cárie, é causada pela placa bacteriana que se acumula entre os dentes e não é removida. Seu sintomas são: inchaço, vermelhidão, sangramento com facilidade, dor e mau hálito. Gengiva saudável não sangra facilmente, possui cor rosácea e aspecto rugoso tipo casca de laranja.

Periodontite

É o estágio avançado da gengivite, ocorre após o endurecimento da placa bacteriana ; com a formação do tártaro. Pode-se formar o tártaro supra-gengival (na parte da coroa, acima da gengiva) e tártaro sub-gengival (na porção interna da gengiva entre a gengiva e o dente). Apresenta os seguintes sintomas: dor de dente, retração da gengiva e mobilidade, que pode levar até a perda do dente.

Tratamento: Higienização correta sob orientação e acompanhamento do profissional. Uso correto e diário do fio dental

Especialidade indicada: Clínico Geral - Periodontista
     Fonte: dentistavirtual.com.br                                                                                             

segunda-feira, 10 de junho de 2013

SUS: DO SANITARISMO À MUNICIPALIZAÇÃO


Foto da Sede do Ministério da Saúde

Muito embora a história da Saúde Pública Brasileira tenha início em 1808, o Ministério da Saúde só veio a ser instituído no dia 25 de julho de 1953, com a Lei nº 1.920, que desdobrou o então Ministério da Educação e Saúde em dois ministérios: Saúde e Educação e Cultura. A partir da sua criação, o Ministério passou a encarregar-se, especificamente, das atividades até então de responsabilidade do Departamento Nacional de Saúde (DNS), mantendo a mesma estrutura que, na época, não era suficiente para dar ao órgão governamental o perfil de Secretaria de Estado, apropriado para atender aos importantes problemas da saúde pública existentes.  Na verdade, o Ministério limitava-se a ação legal e a mera divisão das atividades de saúde e educação, antes incorporadas num só ministério. Mesmo sendo a principal unidade administrativa de ação sanitária direta do Governo, essa função continuava, ainda, distribuída por vários ministérios e autarquias, com pulverização de recursos financeiros e dispersão do pessoal técnico, ficando alguns vinculados a órgãos de administração direta, outros às autarquias e fundações.
Três anos após a criação do Ministério, em 1956, surge o Departamento Nacional de Endemias Rurais,  que tinha como finalidade organizar e executar os serviços de investigação e de combate à malária, leishmaniose, doença de Chagas, peste, brucelose, febre amarela e outras endemias existentes no país, de acordo com as conveniências técnicas e administrativas.
Foto Instituto Oswaldo Cruz
O Instituto Oswaldo Cruz preservava sua condição de órgão de investigação, pesquisa e produção de vacinas. A Escola Nacional de Saúde Pública incumbia-se da formação e aperfeiçoamento de pessoal e o antigo Serviço Especial de Saúde Pública atuava no campo da demonstração de técnicas sanitárias e serviços de emergência a necessitarem de pronta mobilização, sem prejuízo de sua ação executiva direta, no campo do saneamento e da assistência médico-sanitária aos estados.

Foto de Pescadores
No início dos anos 60, a desigualdade social, marcada pela baixa renda per capita e a alta concentração de riquezas, ganha dimensão no discurso dos sanitaristas em torno das relações entre saúde e desenvolvimento. O planejamento de metas de crescimento e de melhorias, conduziram o que alguns pesquisadores intitularam como a grande panacéia dos anos 60 - o planejamento global e o planejamento em saúde.   As propostas para adequar os serviços de saúde pública à realidade diagnosticada pelos sanitaristas desenvolvimentistas tiveram marcos importantes, como a formulação da Política Nacional de Saúde na gestão do então ministro, Estácio Souto-Maior, em 1961, com o objetivo de redefinir a identidade do Ministério da Saúde e colocá-lo em sintonia com os avanços verificados na esfera econômico-social.

Outro marco da história da saúde no âmbito ministerial ocorreu em 1963, com a realização da III Conferência Nacional da Saúde (CNS), convocada pelo ministro Wilson Fadul, árduo defensor da tese de municipalização. A Conferência propunha a reordenação dos serviços de assistência médico-sanitária e alinhamentos gerais para determinar uma nova divisão das atribuições e responsabilidades entre os níveis político-administrativos da Federação visando, sobretudo, a municipalização.
Em 1964, os militares assumem o governo e Raymundo de Brito firma-se como ministro da saúde e reitera o propósito de incorporar ao MS a assistência médica da Previdência Social, dentro da proposta de fixar um Plano Nacional de Saúde segundo as diretrizes da III Conferência Nacional de Saúde.
Com a implantação da Reforma Administrativa Federal, em 25 de fevereiro de 1967, ficou estabelecido que o Ministério da Saúde seria o responsável pela formulação e coordenação da Política Nacional de Saúde, que até então não havia saído do papel. Ficaram as seguintes áreas de competência: política nacional de saúde; atividades médicas e paramédicas; ação preventiva em geral, vigilância sanitária de fronteiras e de portos marítimos, fluviais e aéreos; controle de drogas, medicamentos e alimentos e pesquisa médico-sanitária.
Ao longo destes quase cinqüenta anos de existência, o Ministério da Saúde passou por diversas reformas na estrutura. Destaca-se a reforma de 1974, na qual as Secretarias de Saúde e de Assistência Médica foram englobadas, passando a constituir a Secretaria Nacional de Saúde, para reforçar o conceito de que não existia dicotomia entre Saúde Pública e Assistência Médica. No mesmo ano, a Superintendência de Campanhas de Saúde Pública - SUCAM - passa à subordinação direta do Ministro do Estado, para possibilitar-lhe maior flexibilidade técnica e administrativa, elevando-se a órgão de primeira linha. Foram criadas as Coordenadorias de Saúde, compreendendo cinco regiões: Amazônia, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, ficando as Delegacias Federais de Saúde compreendidas nessas áreas subordinadas às mesmas. As Delegacias Federais de Saúde deixavam, assim, de integrar órgãos de primeira linha. É criada também, a Coordenadoria de Comunicação Social como órgão de assistência direta e imediata do Ministro de Estado e instituído o Conselho de Prevenção Antitóxico, como órgão colegiado, diretamente subordinado  ao Ministro de Estado.
Do final da década de 80 em diante, destaca-se a Constituição Federal de 1988, que determinou ser dever do Estado garantir saúde a toda a população e, para tanto, criou o Sistema Único de Saúde. Em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde que detalha o funcionamento do Sistema.

Fonte: MS

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ida ao dentista deve ocorrer antes da 1ª dentição

Por: Yara Marchini

É por volta dos seis meses de vida que nascem os primeiros dentinhos do bebê. Mas para que a criança cresça com a dentição saudável, é preciso que a rotina de cuidar da saúde bucal seja introduzida antes mesmo de o primeiro dente de leite aparecer.

A cárie é um problema que pode perturbar tanto os mais velhos quanto os mais novos. Para evitá-las, uma das recomendações do Ministério da Saúde é massagear uma gaze úmida na gengiva do bebê após a última mamada do dia. “Assim que apareceram os primeiros dentinhos, mudei da gaze para uma escova própria para bebês, junto com pasta sem flúor, por recomendação da odontopediatra. A dentista explicou que minha filha já tinha idade e dentes suficientes (ela tem 12) para o uso da mesma”, conta a servidora pública Christiane Leite Caldas, mãe de Manuela, de um ano e dois meses.

Além da preocupação com a higiene diária, o Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, lembra aos pais sobre a importância da primeira consulta odontológica do bebê. “Quanto mais cedo levar a criança a um profissional, melhor”. Ele explica que na ocasião o dentista irá avaliar as estruturas internas da boca podendo, assim, identificar fatores de risco de cárie e discutir com os pais os aspectos de higiene, controle alimentar e da amamentação. O profissional poderá orientar, também, sobre como proceder quando os primeiros dentes começarem a surgir.

O Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde recomenda, ainda, que o momento de escovar os dentes seja interessante para os pequenos. Transformá-lo em uma obrigação pode desestimular a criança. É preciso elogiar seu desempenho e esclarecer pacientemente a importância de manter a boca sempre limpa. “Nós orientamos que os pais tomem o cuidado de fazer a higienização bucal da criança de uma maneira prazerosa, e que garanta que essa higienização bucal seja bem feita. Depois é deixar a criança brincar com a escova, manuseá-la, para que aquele objeto se torne um objeto lúdico, e aí as possibilidades de que ela seja estimulada serão maiores.”, explica Pucca.

Os pequenos também aprendem imitando os pais. Por isso, escovar os dentes na frente dos filhos é uma maneira eficaz de fazê-los entender que esse é um hábito comum e importante. “Minha filha adora brincar com a própria escova. Ela fica esperando o momento da diversão. Manuela não pode ver ninguém escovando os dentes ou passando o fio dental que começa a rir! Acha o máximo.”, conta Christiane.

QUANTIDADE IDEAL DE PASTA - Escovar os dentes é um procedimento simples e imprescindível para manter a saúde bucal. Mas sabia que a grande maioria das pessoas usa a quantidade errada de creme dental? “Não precisa encher a escova. O equivalente a um grão de ervilha na escova de dente é mais do que suficiente para a gente fazer uma boa higienização. Aliás, é até melhor que seja pouco porque aí não faz muita espuma e a higienização fica mais eficiente”, alerta o Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca. 

Outro ponto que Pucca destaca é que grande parte das pessoas não limpa os dentes de trás e a importância de escovar as superfícies internas destes dentes, tanto os superiores quanto os inferiores Ele alerta, ainda, que toda mancha dentária, mesmo que aparentemente inofensiva, pode ser uma cárie. “Quando a mancha no dente surgir é bom que seja diagnosticado por um profissional capacitado. Se feito o diagnóstico precoce, muitas vezes com a aplicação tópica de flúor, não precisa ser nem restaurado o dente.”, observa o Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.

Além de cuidados com a higiene bucal, o Ministério da Saúde também recomenda a redução do consumo de açúcar para evitar as cáries e outros problemas bucais. Atualmente, o Sistema Único de Saúde oferece uma série de ações em saúde bucal, voltadas para crianças e cidadãos de todas as idades, por meio do programa Brasil Sorridente. Para mais informações, basta acessar www.saude.gov.br .




Fontes: Agência Saúde



Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!