quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A prescrição MBT

Após muitos anos de uso clínico do aparelho Straight Wire, proposto por Andrews em 1972, John Bennett e Richard McLaughlin observaram que:
As características (torque, angulação, in-out) do braquete Straight Wire padrão eram derivadas de modelos normais não tratados ortodonticamente (dos 120 modelos estudados por Andrews) que possuíam bases ósseas adequadas, ou seja, elas eram arredondadas e largas, e eles observaram que muitos dos casos tratados em consultório tinham bases estreitas.
Exatamente essa porcentagem de pacientes necessitava de dobras nos fios para finalização ou braquetes adicionais com variações nas suas características (movimento de translação).
As medidas do aparelho Straight Wire padrão foram obtidas de posições estáticas e finais dos dentes sendo necessários, para movimentos de translação, outros tipos de braquetes.
Também observaram que era necessário acrescentar torque aos fios retangulares em uma alta porcentagem dos casos, buscando obter torque palatino de raiz para os incisivos superiores e torque vestibular de raiz para os incisivos inferiores. Diante deste fato, optaram por algumas modificações nos braquetes desses dentes.
O torque nos incisivos foi aumentado em 10º (7º para 17º) no central superior e 7º (3º para 10º) no lateral superior porque, durante o fechamento de espaços e redução do trespasse horizontal, havia a tendência de se perder o torque nestes dentes. Nos incisivos inferiores, o torque foi alterado de -1º para -6º, pois estes dentes terminavam freqüentemente vestibularizados após a eliminação do apinhamento e nivelamento da curva de Spee.
O torque nos molares superiores não foi modificado, porém mudaram a angulação de 5º para 0º, pois não mais estavam posicionando as bandas nos molares com uma certa angulação, ou seja, com sua porção mesial mais baixa que sua porção distal, não sendo necessário este ajuste na angulação incorporada no desenho do braquete.
Nos segundos molares inferiores, nos quais os valores normais eram de 35º, esse torque foi reduzido para 10º, pois há uma tendência consistente destes dentes se inclinarem para a lingual quando se usa a prescrição de torque negativo de 35º ou mesmo de 20º devido a:
Inadequações na altura do tubo entre os primeiros e segundos molares.
Se o arco for mais estreito na distal dos primeiros molares inferiores.
Efeito extrusivo das cúspides dos segundos molares superiores.
Eles acreditavam que o uso da prescrição de 10º de torque lingual e 2º de angulação é útil no controle do torque do segundo molar inferior.
Os resultados desse estudo, observações e modificações geraram a prescrição de Bennett e McLaughlin. Após experimentarem o aparelho com a prescrição mencionada por oito anos e reverem pesquisas recentes de Sebata e Watanaba, determinaram outras modificações para atingir uma otimização da eficiência do aparelho, o resultado disso foi o aparelho modificado e apresentado pelos autores, juntamente com Hugo Trevisi em 1998.
Após estudos e revisões de pesquisas recentes, os autores atribuíram angulações menores aos incisivos superiores e inferiores (de 5º para 4º nos centrais superiores, de 9º para 8º nos laterais superiores e de 2º para 0º nos incisivos inferiores) porque isso, segundo eles, diminuiria a necessidade de ancoragem no início do tratamento.
Nos pré-molares superiores, reduziram as angulações de 2º para 0º, pois achavam que assim, verticalizados, eles iriam estar mais direcionados a uma relação de engrenamento oclusal. Já nos pré-molares inferiores, achavam que a angulação original os direcionava para uma relação de Classe I.
O torque nos molares superiores foi alterado de -9º para -14º, pois na primeira situação, as cúspides palatinas se encontravam suspensas e causando interferências oclusais em cêntrica.
O torque lingual nos dentes inferiores foram todos reduzidos.
caninos (de -11ºpara -6º);
1os pré-molares (de -17º para -12º);
2os pré-molares (de -22º para -17º);
1os molares (-30º para -20º);
2os molares (-35º para -10º).
Estes elementos sofreram essas reduções por alguns motivos:
durante a retração de caninos ou de pré-molares era melhor que estes estivessem mais verticalizados ao invés de a sua raiz estar em contato com a cortical óssea, criando assim certa resistência ao movimento dentário.
os casos de estreitamento do arco superior com compensação do arco inferior se beneficiariam da verticalização dos dentes póstero-inferiores.
os segundos molares inferiores “deslizavam” lingualmente com os 35º propostos na técnica de Andrews.
Nem sempre os pré-molares superiores se equivalem em tamanho no sentido vestíbulo-lingual, sendo os segundos pré-molares muitas vezes menores do que os primeiros. Os autores incorporaram por isso 0,5mm na espessura da base dos braquetes dos segundos pré-molares superiores. No caso de os tamanhos do primeiro e do segundo pré-molares serem os mesmos, pode-se usar o braquete do primeiro nos segundos pré-molares.
Os autores chamam a atenção para o fato de que as aletas dos braquetes são simétricas para que se possa observar o paralelismo com o longo eixo da coroa clínica, com isso, o posicionamento correto do acessório está sujeito a erros, que devem ser evitados. Eles recomendam que o clínico observe o dente a ser colado de frente.
Eles alertam para as seguintes possibilidades de erro:
Erro no sentido mésio-distal: tomar o cuidado de fazer coincidir a linha vertical do centro do braquete com o eixo vertical da coroa clínica. Os autores recomendam atenção ao posicionamento mésio-distal, dos caninos inferiores, pois se estes forem colados mais para a distal, não se alcança uma boa relação destes com os laterais superiores.
Erro de angulação: para se evitar esse erro, os autores recomendam que o clínico desconsidere a ranhura do braquete e posicione as aletas paralelas ao longo eixo vestibular da coroa clínica, logicamente com o acessório centralizado.
Erro de rotação: o cuidado com o excesso de resina na base do braquete é lembrado neste tópico. Deve-se pressionar o acessório de forma que a sua base se assente uniformemente na superfície vestibular do dente e o excesso de resina escoe para fora. Em casos de incisivos com giro, é recomendável permitir mais quantidade de resina em um dos lados da base para promover giro com sobrecorreção.
Erro vertical: ocorre quando o acessório fica posicionado mais para oclusal ou para cervical do centro da coroa clínica, o que pode incorporar ao dente, intrusão, extrusão, torque ou in-out. Para evitar esse tipo de erro, eles recomendam o uso de instrumentos posicionadores adequados, como a estrela de Boone, posicionadores de Daugherty. Recentemente os autores formularam tabelas individualizadas para o posicionamento vertical em casos específicos.
Dentes com irrupção incompleta: nestes casos é difícil localizar o centro da coroa clínica. Se for decidido colar mais para a oclusal, dobras devem ser feitas para compensar essa situação até que seja possível o posicionamento correto do suporte. Uma situação similar ocorre nos casos de hipertrofia de gengiva inflamada.
Inclinação inicial do dente: quando o elemento encontra-se muito para a vestibular ou muito para a lingual ocorre a tendência de se colocar o braquete mais para incisal ou mais para cervical.
Dentes fraturados: em elementos com o bordo incisal fraturado é mais difícil se localizar corretamente o centro da coroa clínica. Os autores recomendam a realização da dentística antes da colagem.
Coroas clínicas muito longas ou muito curtas: quando temos uma coroa clínica muito longa como é o caso de caninos superiores corre-se o risco de posicionar o acessório muito para incisal. Deve-se verificar se não estão ocorrendo interferências oclusais e se os torques não estão inadequados. Em casos de coroas clínicas curtas, geralmente incisivos laterais, o posicionamento do braquete no centro da coroa pode deixar o dente com a coroa clínica curta demais. Pode-se posicionar o braquete mais para cervical e depois adequar os torques.
Variações anatômicas: as superfícies vestibulares dos dentes apresentam uma grande variedade de formas e a inobservância deste detalhe pode resultar em um torque indesejável em um dente ou grupo de dentes.
Variações anatômicas nas bordas incisais, com relação à altura, são comuns em incisivos inferiores. Deve-se discutir com o paciente sobre a possibilidade de desgastes para a regularização das incisais destes dentes ou o posicionamento destes da melhor forma possível, resguardando os pontos de contato.
Os autores sugerem alguns valores para o “x” de acordo com o tamanho da coroa clínica, para um posicionamento mais adequado dos acessórios.

Fonte: http://www.odontologiabrasileira.com.br/526/a-prescricao-mbt.html

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal!


Natal, que todos sabem, significa o nascimento de Jesus Cristo, que pela terra passou e que dela jamais se afastou. Pela tradição predominante em muitos países e inclusive no Brasil, o dia 25 de dezembro é a data em que cada ser humano de bons propósitos tem como hábito presentear em especial, a quem dedica estima e consideração.
Natal, que pela grandiosidade de seu simbolismo, também significa reflexão, amor, fraternidade e esperança num horizonte promissor.
Desejo que cada pessoa, no sagrado convívio de seus familiares e demais entes queridos, brindem essa data com o líquido da saúde, do prazer, da felicidade e da esperança, na taça da harmonia e da união.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo, a você e toda sua família. Que os sonhos, hoje apenas sonhos, num breve futuro se transformem em realidade. Que a mensagem de nosso Deus os cubra e os proteja, com saúde e felicidade.
Sorria para a vida, sempre!
 
Feliz Natal!

Dr. Aníbal Ribeiro

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Perda óssea afeta em média 80% da população idosa

Segundo dados do último censo realizado pelo IBGE, 75% da população brasileira de idosos apresentam graves problemas dentários.

Entre os mais graves está a perda dentária. Porém, quem teve perda dentária não precisa se preocupar: as técnicas de implante dentário estão cada vez mais modernas e os tratamentos mais acessíveis. Com a perda do dente, o paciente pode vir a ter perda óssea, e nesses casos, o enxerto ósseo é imprescindível. Saiba qual procedimento se encaixa perfeitamente a cada arcada dentária.
O enxerto ósseo tem a proposta de restaurar a arcada dentária de pessoas que perderam mais de um dente, seja por causa de acidentes ou de extrações. A técnica é empregada quando o osso perde espessura e altura e, com isso, o seio maxilar aumenta e dificulta o implante. “O material do enxerto em contato com o corpo vai precipitar a formação de osso”, explica o odontologista Marcus Campanha da Clínica Top Implantes.

Enxerto autógeno
Solução segura e eficaz para ganho óssea, a técnica retira um pequeno pedaço de osso de outra parte do corpo para colocar na arcada dentária. Por pertencer ao mesmo organismo, dificilmente ocorre rejeição. “Normalmente são retirados tecidos ósseos do queixo ou do ramo da mandíbula, já que são regiões de fácil acesso e de boa qualidade óssea. Uma técnica usada antigamente retirava o osso da crista iliaca (bacia), mas esse procedimento traz muito desconforto ao paciente.” – ressalta o odontologista. Como o enxerto autógeno precisa de duas cirurgias (uma para retirar o pedaço de osso e outra para inseri-lo na boca), alguns pacientes não são adeptos.

Enxerto com biomaterial
Usado para substituir parcial ou totalmente um tecido celular danificado, o enxerto com biomaterial utiliza produto sintético ou natural que seja compatível com o corpo humano. O cuidado que o paciente deve ter é na hora de escolher uma boa indústria que produza biomateriais de ponta. “Existem muitas empresas que vendem biomateriais, mas poucas que produzem materiais de qualidade. Além disso, esses produtos têm tempo de vida muito curto. Então no ato da compra precisam ser aproveitados” – salienta o odontologista Marcus Campanha.

Enxerto Homógeno
Outra possibilidade é recorrer ao banco de ossos, método polêmico que utiliza tecido ósseo de pessoas que morreram. Nesse caso, a possibilidade de rejeição é maior. “Em contrapartida, a comodidade é um dos maiores benefícios. Como não é necessária cirurgia para a retirada do osso, o procedimento pode ser feito no próprio consultório”, – orienta o médico.


Fonte: http://www.odontomagazine.com.br/2011/12/06/perda-ossea-afeta-em-media-80-da-populacao-idosa

 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CLAREAMENTO A LASER: CASO CLINICO 2

Paciente G.S. chegou ao consultório queixando-se da "cor escura de seus dentes". 

Foto 1: Cor inicial A4














Foto 2: Cor final A1













Por Dr. Aníbal Ribeiro

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Aniversário!

A todos que contribuíram diretamente ou indiretamente com nosso sucesso: muito obrigado!


Dr. Aníbal Ribeiro

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!