quinta-feira, 6 de maio de 2010

ORIENTAÇÕES SOBRE O DIJUNTOR MAXILAR


1- Má-oclusão:

Algumas má oclusões caracterizam-se por um estreitamento esquelético da maxila (atresia). Esta atresia pode provocar uma mordida cruzada posterior (dentes superiores “por dentro” dos inferiores), alterações de crescimento, resultando em assimetrias faciais, alterações funcionais (postura da língua, fonação, deglutição, mastigação e respiração), problemas de falta de espaço para o correto posicionamento dos dentes, etc.



2- Tratamento:

O uso de aparelhos móveis promove apenas inclinações dentárias instáveis. A atresia maxilar é um problema de base óssea e como tal, a melhor maneira de resolvê-la é através de uma dijunção maxilar, promovendo a abertura da sutura palatina mediana, separando a linha média da maxila em duas partes. Após esta fase existe neoformação óssea no local, caracterizando um efeito mais estável. É uma situação clínica que deve ser abordada precocemente, uma vez que, quanto mais idade tenha o paciente, maior será a calcificação da sutura intermaxilar, sendo necessário uma cirurgia de grande porte para separá-la em paciente adultos.

3- O aparelho e sua ativação:

Os aparelhos mais utilizados para este procedimento são Hirax e Haas.

A mecânica chama-se expansão rápida da maxila. A ativação é realizada através de uma chave encaixada ao parafuso expansor e gira em sentido posterior com frequencia, normalmente, de duas voltas pela manhã e duas voltas pela noite durante um tempo entre sete a dez dias. O sinal clínico da abertura da sutura é a presença de um espaço entre os incisivos centrais. Este é o indicativo de sucesso no tratamento e tem duração temporária (fecha por volta de quatro semanas). Após a estabilização do aparelho, este permanece na boca por mais seis meses, com finalidade de maturação completa do osso neoformado, seguindo do uso de mais seis meses de uma placa remomível para contenção.


4- Higienização:

Apesar de um certo grau de dificuldade, deve ser feita com afinco, após as refeições e, principalmente, antes de dormir. Inicialmente, faz-se usa da escova dentária convencional, higienizando dentes e aparelho. Em seguida usa-se o fio, de preferência com o passa-fio rígido, por conseguinte o bochecho diário (recomendação: Plax colgate).

5- Observações:

Por se tratar de mecânica rápida, o paciente não deve se ausentar por muito tempo do consultório ( o controle deve ser semanal), seguindo rigorosamente as recomendações de ativação e higienização.

Em poucas situações pode ocorrer insucesso, por resistencia da abertura da sutura maxilar ou por não colaboração do paciente em suas ativações.

A higienização deficiente leva a inflamação e hipertrofia da mucosa do palato, comprometendo assim todo o processo.

Na etapa de remoção do aparelho, uma leve inflamação (mucosa avermelhada e um pouco marcada) é normal e rapidamente reversível.









Email: anibalguimaraes@hotmail.com

Web: http://dranibalribeiro.blogspot.com



CUIDADOS COM O APARELHO FIXO


A alimentação é um ponto importante a ser observado para quem usa o aparelho fixo. Não devemos alterar toda nossa alimentação simplesmente porque estamos de aparelho, porém, alguns alimentos podem quebrá-lo e como consequência machucar a boca, atrasar o tratamento ortodôntico, formar cáries, além de causar problemas na gengiva. Devemos evitar:

- Alimentos duros ou crocantes como pipoca, amendoim, torradas, gelo, halls, etc.

- Alimentos doces e açucarados.

- Morder diretamente alimentos como maçã, cenoura, pão francês, etc. Corte ou fatie antes de mastigar.

Uma escovação inadequada, rica em açúcar, somada a uma escovação deficiente, além de provocar inflamação da gengiva, pode marcar os dentes definitivamente com manchas brancas.

Cuidados com a higiene oral e a manutenção das visitas semestrais ao dentista para uma limpeza se fazem estritamente necessárias para a manutenção de uma boa qualidade de saúde oral.

A limpeza deve ser feita sempre que você comer, portanto leve consigo sempre uma escova macia e fio dental. A escova ortodôntica é ideal para os aparelhos fixos. Os passos da escovação são simples e rápidos, portanto não tenha preguiça de escovar os dentes.

▪ Os movimentos da escova no sentido da gengiva para os dentes, como se estivesse “varrendo” e ao mesmo tempo massageando a gengiva, ajuda a remover a placa bacteriana e a manter a gengiva saudável (fig.1). Lembre-se que nunca devemos fazer força quando estivermos escovando os dentes, pois isto pode machucar a gengiva e quebrar o aparelho. Não esqueça de escovar a parte de trás dos dentes (fig.2).

▪ Com movimentos de “vai e vem” (fig.3) seja criterioso (a) na escovação da parte de cima (face oclusal) de seus dentes. Lembrar de trocar a escova por uma nova de 3 em e meses no máximo ou tão logo começar a perder a forma.
▪ Para completar a limpeza dos dentes e do aparelho use a escova interdental, própria para região entre dentes e ao redor dos braquetes, tubos, fios e elásticos. Introduza a escova nesses locais e faça movimentos curtos de “vai e vem” (fig.4).
▪ Enquanto estiver usando aparelho fixo, o uso do fio dental terá muita importância. Para que a limpeza seja eficaz, utilize sempre o passa-fio ou faça dobras no fio-dental, de forma que a ponta fique rígida o suficiente para acessar o espaço interdental abaixo do fio metalico do aparelho (fig.5).

▪ O uso de um bochecho fluoretado diário é de grande valia no combate à carie e às doenças da gegiva.




Lembre-se sempre: o sucesso do tratamento ortodôntico depende da sua colaboração.




Email: anibalguimaraes@hotmail.com

Web: http://dranibalribeiro.blogspot.com


MANUAL DO PACIENTE DE ORTODONTIA


Este manual tem como principal objetivo ajudar o paciente a entender, em uma linguagem simples, como funciona um tratamento com uso de aparelhos dentários.



Por que você precisa de um tratamento ortodôntico?



A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que previne e/ou corrige os problemas de dentes mal posicionados; ela ajuda a “arrumar” os dentes que estão ou poderão ficar tortos. As duas razões mais comuns para realizar-se o tratamento ortodôntico são: estética e função. Dessa forma, uma pessoa pode fazer um tratamento para ficar mais bonita, preocupando-se com a beleza de seu sorriso; ou então, interessar-se em corrigir a mastigação inadequada ou até dores isoladas.



O tratamento pode ser feito em todas as pessoas e em qualquer idade. O importante é que exista uma saúde da gengiva e ossos de suporte dos dentes. Hoje em dia, adultos estão cada vez mais preocupados em “recuperar o tempo perdido” e, a idéia de que os dentes não podem ser mais “consertados” já ficou no passado.



Tempo e fases do seu tratamento ortodôntico



O tempo de tratamento ortodôntico depende de vários fatores como: biótipo, tipo de má oclusão, entre outros. Após a realização de exames complementares é possível fornecer uma previsão do tempo de tratamento para cada caso em particular.



O tratamento ortodôntico é dividido basicamente em três fases:



1. Instalação do aparelho



2. Consultas ortodônticas mensais ou Manutenção, ou ainda, mais correto dizer Evolução



3. Contenção







1. Instalação:







• Inicialmente você deverá realizar a documentação ortodôntica em um instituto radiológico especializado. Esta parte é fundamental para a qualidade do seu tratamento, pois apenas de posse desta documentação é que seremos capazes de diagnosticar com precisão o seu caso e, assim, oferecer-lhe a melhor solução.



• Em seguida, o Ortodontista lhe apresentará um informativo contendo diagnóstico resumido do seu caso, uma ou mais opções de tratamento e orçamento para cada opção.



• Aprovado o tratamento, o paciente ou os responsáveis deverão preencher as fichas de autorização do tratamento e marcar consultas de instalação do aparelho.



• Em casos de aparelho removível, será necessária uma nova moldagem dos dentes do paciente para confeccionar o modelo chamado de “trabalho”, qual será enviado ao laboratório onde será produzido o aparelho.



• Por fim, faremos a instalação definitiva do aparelho, oferecendo-lhe toda a orientação necessária para usá-lo corretamente. Nesta consulta serão feitos ajustes iniciais e será marcada uma nova consulta para algum ajuste que ainda seja necessário. No caso da montagem do aparelho fixo, serão necessárias algumas consultas para a instalação dos braquetes (peças coladas nos dentes) e bandas (anel metálico que é colocado ao redor dos dentes de trás).



• Instalado o aparelho passaremos para a segunda fase.







2. Consultas ortodônticas Mensais ou Manutenção/Evolução







É nesta fase que o aparelho instalado começa a funcionar. Você precisará aparecer na clínica uma vez por mês. Cada visita será fundamental para vermos se tudo vai bem, acompanharmos todos os detalhes do seu aparelho e fazermos os ajustes necessários.







3. Contenção







Depois de corrigida a posição dos dentes, é necessário mantê-los imobilizados durante um determinado tempo, estabilizando-os em sua nova posição. A contenção é feita através de um aparelho removível instalado na arcada superior e um aparelho fixo instalado na arcada inferior. O uso correto dos aparelhos de contenção é fundamental na manutenção dos resultados obtidos.



O tempo de uso da contenção na arcada superior é geralmente em torno de 6 meses o dia inteiro, depois mais 6 meses durante à noite. Na arcada inferior, geralmente se mantém por toda vida devendo-se manter a área sempre higienizada.







Agendamento de consultas







Para que o tratamento siga corretamente, é necessário um planejamento das consultas, evitando assim faltas e atrasos. O tratamento acaba ficando mais longo que o previsto. Caso venha a faltar, favor avisar com antecedência (no mínimo 24 horas).







Custos do tratamento Ortodôntico







O pagamento de um tratamento ortodôntico é composto de:



• Documentação Ortodôntica: esse custo não é vinculado ao ortodontista, apenas ao instituto especializado de radiologia.



• Adesão: referente ao diagnóstico, elaboração do plano de tratamento e instalação do aparelho, ou seja, o aparelho metálico é GRÁTIS. OBS: Apenas o aparelho fixo estético será cobrado na instalação.



• Mensalidades: referente às manutenções/evoluções



• Final: referente aos aparelhos de contenção no fim do tratamento.









Email: anibalguimaraes@hotmail.com

Web: http://dranibalribeiro.blogspot.com

Dr. Aníbal Ribeiro na TV Tribuna - Tema: Gengivite

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply

Essix Clear Aligner - aparelho invisível da Dentsply
Venha conhecer o aparelho que não precisa colar braquete. Ligue (81) 3088-8482 e marque sua consulta com Dr. Aníbal Ribeiro, dentista credenciado ao sistema Essix Clear Aligner da Dentsply.
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça!